Senado aprova a PEC da Música para fazer o combate da pirataria

A medida pode baratear o valor dos produtos culturais.

PEC da Música | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado aprovou na noite da última terça-feira (24/09) a PEC da Música, que isenta autores brasileiros de impostos sobre as músicas vendidas na internet, bem como CDs e DVDs. A medida pode baratear o valor dos produtos culturais. A emenda constitucional, que agora segue para promulgação, teve forte pressão de músicos e artistas para a aprovação, que contou com 61 votos a favor e 4 contra.

A proposta tem o objetivo de conter a pirataria e a imunidade tributária é a mesma já vigente atualmente para jornais, revistas e outros produtos culturais. A medida também inclui ringtones para celulares.

Segundo a ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), no Brasil, a venda de música digital representou 28,3% do mercado total de música em 2012, e a venda de CDs correspondeu por 43,9%. Já DVDs e Blu-Rays representaram 27,7% sobre o mercado de música no Brasil no ano passado, que faturou, no total, R$ 392,8 milhões em 2012, de acordo com a associação.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) acredita que a presença maciça de cantores no Senado ao longo das duas últimas semanas foi determinante para a posição dos colegas. "Muitos senadores votaram muito mais na simbologia da proposta do que no conteúdo", afirmou Vanessa.

Liderados pela ministra da Cultura Marta Suplicy (PT), cantores e artistas lotaram a tribuna, entre eles Marisa Monte, Ivan Lins, Sandra de Sá, Léo Jaime, Fagner, entre outros, segundo a "Folha de S. Paulo".

No entanto, o benefício não se estende à replicação de mídias, para preservar a Zona Franca de Manaus, onde o processo acontece - mais de 90% dos CDs e DVDs brasileiros são fabricados no Amazonas com isenção fiscal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES