Dicas para ter menos dor no sexo anal

28 de Maio 2012 as 11:22



Sentir dor na penetração anal pode acontecer se não forem tomados certos cuidados como o uso de lubrificantes, expansão do ânus, se a relação acontecer sem o consentimento do parceiro(a) penetrado ou ainda, se este ficar muito tenso na hora do sexo, mesmo querendo praticá-lo. Além disso, existem pessoas que preferem o ato sexual anal exatamente pelo prazer que a dor proporciona, este é o caso dos masoquistas, que não será abordado neste artigo.

· Uso de lubrificantes – é estritamente necessário que a área do ânus e o pênis dos parceiros sexuais estejam bem lubrificados, para que se evite a dor do sexo anal. Usa-se, para isso, lubrificantes especiais, comprados em farmácias e sex shop. Não se deve usar óleo de cozinha ou de banho para o sexo anal, pois eles podem causar infecções. Além disso, algumas pessoas lubrificam pênis e ânus com a saliva, o que não é suficiente para facilitar a penetração.

· Expansão do ânus – para a prática do sexo anal ser menos dolorida, é importante que antes da penetração do pênis, haja a expansão do ânus. Isso pode ser feito como forma de preliminar, colocando-se os dedos no ânus do parceiro e massageando esta área bem devagar. Também existem em sex shop, produtos especiais para este fim. Desta forma, diminui a tensão sentida pela pessoa que será penetrada e abre espaço físico para a entrada do pênis mais facilmente.

· Penetração sem consentimento do parceiro(a) – pode acontecer da pessoa ser penetrada sem seu consentimento, mesmo numa relação sexual consentida, além dos estupros. Sem o aval do parceiro penetrado, o susto sentido por este provavelmente irá causar a contração dos músculos do ânus e levará à dor. Não havendo o consentimento do parceiro, fica mais difícil passar lubrificante, o que também causará muita dor. Além disso, desta forma, acontecerão fissuras no ânus, que podem causar sangramentos.

· A tensão de praticar sexo anal – esta talvez seja a grande causa das dores durante este tipo de prática sexual. Quando a pessoa penetrada está muito tensa, mesmo tomando a precaução de lubrificar bem ânus e pênis dos parceiros, além de fazer a expansão anal, todos os músculos acabam se contraindo, o que causa dificuldade na penetração. E quanto mais o parceiro que penetra força a entrada do pênis, maior é a contração dos músculos e maior ainda a dor, podendo levar à frustração do ato anal. A tensão pode ser causada por incertezas quando ao desejo de manter relações sexuais anais, por mitos imaginados que se relacionam a esta prática ou ainda, por insegurança afetiva pelo parceiro.

Estas são as principais causas de dores no ato sexual anal. Ele é sim, um ato dolorido, pois o ânus não está preparado fisiologicamente para receber um pênis. Mas é possível praticar sexo anal sem sentir dor, basta tomar alguns cuidados. Além disso, com o tempo, o sexo anal não se torna mais tão dolorido, sendo cada vez mais fácil a penetração do pênis.