Brotas pode perder até 8 mil vacinas, por desligamento de Freezer

Estado de SP pode perder até 8 mil doses

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desligamento de uma geladeira do Posto Central de Brotas (SP) pode provocar a perda de até 8 mil vacinas. O equipamento foi desconectado na madrugada desta quinta-feira (28/04) e agora as doses de combate à raiva, rubéola, tétano, hepatite e sarampo terão de passar por uma análise. Se for verificado que perderam a eficácia, serão descartadas, um desperdício enorme ao combate dessas doenças. Uma sindicância foi aberta pela Prefeitura para apurar o caso.

Trabalhadores da unidade notaram o desligamento pela manhã. Eles chegaram para trabalhar, viram que o equipamento não estava funcionando e acionaram a Vigilância Epidemiológica. "Quando o funcionário abriu a porta da sala de vacina a geladeira estava desligada e não tinha nenhum sinal de arrombamento", disse Jussara Susi, responsável pelo órgão.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a chave da sala fica com poucos funcionários, mas antigamente muitas pessoas tinham acesso ao local e existe a suspeita de que alguém tenha realizado uma cópia e entrado no estabelecimento.

Impacto

As vacinas da campanha da gripe e da campanha contra o vírus H1N1 foram entregues nesta quinta-feira, quando a geladeira já havia sido religada, e devem ser distribuídas normalmente.

Os demais tipos, que tiveram o estoque afetado pelo episódio, foram solicitados novamente. "A gente já entrou em contato com a nossa regional e eles vão disponibilizar as vacinas que estão comprometidas no momento", explicou Jussara. Uma equipe da Vigilância deve ir a Bauru buscar as doses na manhã desta sexta-feira (29) e a previsão é de que o serviço seja normalizado no mesmo dia, no período da tarde.

Reforço na segurança

A fechadura da sala foi trocada e a Guarda Municipal já pediu imagens das câmeras de segurança para tentar identificar quem entrou no local. Foi registrado um boletim de ocorrência e a prefeitura deve abrir uma sindicância para apurar o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES