Saiba como adotar a prática da meditação em seu dia a dia

O mais comum é fazê-la sentado com as pernas cruzadas

A meditação é uma das melhores práticas que ajuda a amenizar o estresse, ansiedade e controlar momentos de explosão e de nervosismo. Além disso, a prática relaxa, diminui dores musculares e nas articulações e ajuda a nos conhecermos melhor e a pensar, com mais concentração, em si.Porém, muitas vezes não sabemos como começar a adotar a técnica. Segundo a especialista Márcia Rissato, formada pelo Instituto Bach do Brasil e especialista em terapias florais pela Nelsons World na Inglaterra, é só seguir algumas recomendações."A meditação pode ser feita em pé, sentado ou deitado.

O mais comum é fazê-la sentado com as pernas cruzadas e mãos sobre os joelhos, viradas para cima ou para baixo, ou cruzadas sob o umbigo em formato de concha", revela sobre as posições.Já quando o tópico é a respiração e concentração, a expert relata."É comum que as pessoas que nunca meditaram logo prendam a respiração para evitar a entrega ao estado meditativo.

A recomendação é observar e se concentrar em inspirar pelo nariz lenta e profundamente, reter por alguns segundos e expirar lentamente pela boca. A concentração na respiração ajuda a não julgar os próprios pensamentos com frases do tipo: ‘eu não deveria estar pensando’ ou ‘isso não deveria ser importante’. Enquanto estiver prestando atenção ao movimento que o ar faz no corpo, procure mentalizar sentimentos bons, como o amor, a serenidade e a gratidão", revela.

Estar em um ambiente calmo, tranquilo, com incensos florais e aromatizantes também ajuda bastante a "entrar no clima". Márcia revela que hoje em dia existem até aplicativos de celular que ajudam a meditar." ' Stop breathe & think' é um ótimo aplicativo, ele ensina a tirar cinco minutinhos do seu dia para meditar e dedicar à você”. Já o 'Calm your Mind', disponibiliza sessões de dois à 20 minutos, além de disponibilizar um banco de músicas específicas para meditação. O '5 minutos eu medito' lembra a hora que você tem que meditar, o tempo mínimo de 5 minutos é automaticamente acrescido ao total no Meditômetro”, afirma.

Meditação (Crédito: Divulgação)
Meditação (Crédito: Divulgação)


Fonte: UOL