Vacinação de idosos e doentes crônicos contra gripe já começou

DF começa a vacinação contra a gripe H1N1

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A rede pública de saúde do Distrito Federal começou a vacinar idosos e pacientes com doenças crônicas contra a gripe H1N1 nesta quarta-feira (27/04). Todos os 66 postos prestarão o serviço, que ocorre entre as 8h às 12h e as 13h às 17h.

Os grupos receberão imunização antecipada porque o DF por causa de cem mil doses recebidas antecipadamente do Ministério da Saúde. Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, grávidas, mães que tiveram bebê há menos de 45 dias e profissionais de saúde também estão entre os que já podem se vacinar.

Outros grupos, incluindo povos indígenas, presidiários, funcionários do sistema prisional ou pacientes com outras condições clínicas especiais só devem começar a receber vacinas no dia 30. A campanha se encerra em 20 de maio, e a meta é atingir 609 mil pessoas. O DF tem ao todo 2,9 milhões de habitantes.

A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B (caso mais agudo da doença). A mesma vacina é oferecida na rede privada, por R$ 130.

A prevenção da doença é feita com hábitos de higiene, como proteger a boca ao tossir ou espirrar e sempre lavar as mãos. Os sintomas do H1N1 são semelhantes aos da gripe normal: febre, tosse seca e cansaço. O doente pode ainda ter infecção no sistema respiratório.

Casos

Na última sexta-feira (22/04), a Secretaria de Saúde confirmou a quarta morte por H1N1 em 2016 na capital. A vítima é um homem de 18 anos que não tinha doenças graves. Um quinto caso era investigado pela pasta na ocasião.

As três primeiras ocorrências de morte pelo vírus neste ano tiveram mulheres como vítimas. Uma delas tinha mais de 60 anos. As outras tinham entre 30 e 49 anos.

Os últimos registros de morte pela doença aconteceram em 2014, quando quatro pessoas morreram por causa da gripe – incluindo uma médica da rede pública. A pasta afirma que 2016 tem se mostrado “atípico” e chegou a se dizer em alerta: os registros ocorreram em maior quantidade e antes mesmo do período do inverno.

Até a última sexta, o DF confirmou 51 casos da doença, de um total de 193 notificações. Em 41 ocorrências a gripe se apresentou de forma mais grave – 6 em crianças com menos de 5 anos, 3 em jovens entre 15 e 19 anos, 24 em adultos entre 20 e 59 anos e 8 em idosos.

“Observa-se que oito casos de H1N1 foram positivos em gestantes, sendo que três foram da forma mais grave e cinco com menor gravidade. Em relação ao local de residência dos pacientes, as regiões com maior número foram Asa Norte, com oito casos; Santa Maria, com sete; e Ceilândia, com seis”, afirmou a pasta em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES