Vinho tinto ajuda no combate ao desenvolvimento da diabetes

Bebida reduz desenvolvimento da diabetes tipo 2

É verdade que devemos consumir bebidas alcoólicas com moderação, já que um exagero pode ser trazer malefícios a saúde. Entretanto, o consumo diário do vinho tinto pode reduzir os riscos de desenvolvimento da diabetes tipo 2. Além disso, ele trabalha no combate das doenças cardiovasculares. A informação foi confirmada pela Universidade Israelita Ben Gurion.

Os estudos apontaram que ingerir apenas uma taça de vinho tinto por dia durante o jantar gera benefícios visíveis no organismo. Os pesquisadores conduziram 224 voluntários por dois anos que faziam consumo da dieta mediterrânea e beber diariamente água mineral, vinho branco seco e vinho tinto seco. Os resultados foram satisfatórios.

Para que a análise pudesse ser feita, os diabeticos foram submetidos a exame de sangue além de biomarcadores de controle glicêmico, lípidos e de função hepática. Os pesquisadores concluiram que houve um aumento significativo nos níveis do bom colesterol e controle do colesterol ruim entre os que passaram a consumir vinho tinto.

Os estudantes ainda acharam outro benefício do vinho tinto durante os testes. Segundo eles, a bebida reduz componentes de sindromes metabólicas e ainda melhora a qualidade do sono.

Nenhum efeito adverso foi obersado em qualquer voluntário do estudo, até mesmo os que estavam fazendo consumo de outras bebidas para os testes.


Image title

Fonte: Meio Norte