'OAB é entidade da sociedade civil de maior credibilidade, diz Marcus Vinícius Furtado

'OAB é entidade da sociedade civil de maior credibilidade, diz Marcus Vinícius Furtado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta segunda-feira (03), a equipe do Programa Agora entrevistou ao vivo, direto de Brasília, o advogado piauiense Marcus Vinícius Furtado Coelho, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele tem representado o Piauí na OAB e tem realizado excelente trabalho.

Ele esteve na Sede do Conselho Federal da OAB e comentou alguns casos que estão pautando a sociedade brasileira. Em considerações iniciais, Marcus Vinícius comentou o caso da advogada Beatriz Catta Preta que ‘abandonou’ seus clientes, todos envolvidos na Operação Lava-Jato, afirmando que a situação saiu da esfera jurídica e tomou outros rumos, tornando-se uma ameaça a ela e sua família.

“A OAB tem compromisso com a sociedade brasileira de lutar pela justiça, fraternidade e que as riquezas do país sejam usadas para benefício do povo. E também luta pelos direitos dos advogados, pois entendemos que a Ordem depende dessa classe. O advogado respeitado é um bem para o país. E temos que defendê-los de qualquer forma, para exercer sua profissão com independência e liberdade, assim tivemos uma ordem a favor da advogada no sentido que ela não será obrigada a revelar os segredos obtidos de seus clientes. Então temos o compromisso com os advogados e com a sociedade brasileira”, disse.

Maioridade Penal

“A situação de violência é absolutamente deplorável. O caso de Castelo merece repulsa da sociedade e claro que nos revolta, revolta o Brasil e o Piauí. As mulheres sofrem muito com a criminalidade e temos que nos unir contra isso, contra o aumento do consumo de drogas que vem diminuindo o potencial da juventude brasileira. Temos que agir contra o tráfico de armas e de drogas. A OAB compreende que são precisas medidas duras para punir adultos que aliciarem menores para cometer crime para acabar com esse estímulo. Tivemos também reunião com o governador de São Paulo, para mudar algumas coisas no ECA. A OAB tem uma posição jurídica sobre o assunto, mantendo-nos fiéis a garantia dos direitos brasileiros aos menores de 18 anos. Mas estamos aliados a sociedade brasileira, para que as pessoas tenham seus direitos também reservados”, afirmou.

Pesquisa sobre financiamento empresarial de campanhas políticas 

“O financiamento das campanhas políticas é polêmica e todos tem direito a sua opinião, ninguém é dono da verdade no nosso país. A Ordem tem visto a repercussão dessa atitude na administração pública e quer retirar empresas de financiamento de campanhas, até para poder reduzir a corrupção. A pesquisa aponta que 80% dos brasileiros são contra esse tipo de financiamento. A OAB foi considerada também a entidade da sociedade civil de maior credibilidade e só perdeu para as forcas Armadas no aspecto da confiança. Tivemos também a frente do Congresso Nacional e isso nos preocupa, porque queremos que o Congresso se aproxime também da população como instituição. E queremos destacar que nas campanhas não onde haver distinção entre o pobre e o rico, homem e mulher, negros e brancos, todos devemos ter igual participação.

Ele finalizou suas considerações afirmando que o exame da OAB tema função primordial de defender a sociedade.

“Todos os países desenvolvidos do mundo em que o direito é algo importante tem Exame de Ordem, para ser advogado, tem que haver o exame para evitar prejuízos para o cidadão que seja atendido por um profissional sem conhecimento. O Exame tem a função de proteger a sociedade de maus profissionais, a OAB renova compromisso com a sociedade, com exame apoiado pela sociedade brasileira”, finalizou Marcus Vinícius. Ele afirmou ainda que não tem projetos para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, mas não pode dizer não a nenhuma missão para servir ao Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES