Advogado explica sentença de 24 anos a menores infratores no Piauí

Advogado explica sentença de 24 anos a menores infratores no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os adolescentes que assassinaram e degolaram um jovem e estupraram a namorada da vítima, que estava grávida, na cidade de Uruçui, foram condenados a 24 anos de 24 anos de internação, por roubo, estupro e homícidio. A sentença do magistrado segue uma jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A primeira vista, as sentenças parecem contrariar o Estatuto da Criança e do Adolescente que determina prazos e limites para a internação de menores infratores. De acordo com o estatuto, os menores infratores só devem ficar internados por no máximo 3 anos, que devem ser cumpridos até o limite de 21 anos de idade. 

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, advogado Lucas Vila, explica o que acontece com os menores quando as sentenças são superiores aos limites impostos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e em que casos o entendimento do STJ é seguido pelos magistrados em decisões semelhantes.

"O STJ tem um entendimento que tem servido de base para algumas decisões de que as internações podem ultrapassar o limite imposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, em casos específicos em que há mais de um delito, crimes praticados com grave violência. A mesma coisa acontece em crimes praticados por maiores, alguém pode cometer vários delitos e a soma das penas condenadas pode, por exemplo, ultrapassar os 30 anos, mas, um maior de idade não pode jamais ser submetido a uma pena privativa de liberdade maior do que 30 anos. Da mesma forma acontece com um menor, a pena condenada abstratamente pode levar um tempo maior que os 21 anos de idade, mas, ela não poderá ser cumprida além dessa idade”, explicou o advogado.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES