Advogados denunciam agressão de delegado na Central de Flagrantes

Advogados denunciam agressão de delegado na Central de Flagrantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (28), dois advogados, identificados como Renato Queiroz e Leonardo Queiroz, denunciaram que foram agredidos na Central de Flagrantes de Teresina pelo delegado José de Anchieta Pontes. Os advogados divulgaram áudios relatando o ocorrido e pedindo apoio dos colegas de profissão. De acordo com o relato, o delegado teria agredido fisicamente os profissionais e puxado a arma para um deles.

Representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, estão na delegacia para apurar o caso. Membros da Corregedoria da Polícia Civil também estão no local. A confusão teria começado após o delegado proibir que o advogado acompanhasse o depoimento de uma cliente. Imagens do circuito interno da delegacia serão utilizadas apuração do caso. 

"Como o advogado afirma que foi agredido fisicamente e que teria sido ameaçado pelo delegado, nós instamos a Corregedoria da Polícia Civil para que se fizesse presente durante a lavratura desse procedimento, a outiva do advogado e da guarnição que acompanhava a ocorrência no momento em que o fato aconteceu. Além disso, também vai ser apurada a conduta do advogado, por isso os representantes da OAB também estão aqui. O delegado alega que houve excesso por parte do advogado e em razão disso é que teria havido o embate”, explicou a delegada Ana Luíza, da Corregedoria da Polícia Civil. 

Ainda de acordo com a delegada, o advogado acompanhava um caso de agressão física, que resultou na condução de sua cliente à delegacia. 

"Durante a madrugada houve a condução de uma ocorrência relacionada a uma agressão física que teria acontecido em um bar da zona leste, as vitimas estavam sendo ouvidas quando o advogado chegou para acompanhar a outiva e estava tentando persuadir o delegado a não fazer o procedimento, o delegado informou que não seria possível”,explicou. 

De acordo com presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI, a ação do delegado fere os direitos garantidos constitucionalmente aos advogados. 

"O grande problema se deu porque o delegado queria restringir o advogado ao cliente para acompanhar o procedimento investigatório. Ele, inclusive, chegou a dar voz de prisão ao advogado no exercício da profissão, ferindo as prerrogativas do advogado. A partir do momento que ele negou esse acesso, o advogado se recusou a sair e ele usou da força para tirar o profissional do recinto”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES