Arma de fabricação israelense circula entre bandidos na periferia de Teresina

Arma de fabricação israelense circula entre bandidos na periferia de Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A escalada de ações criminosas no Piauí, demonstra a facilidade que os criminosos têm de conseguir armas de fogo no Estado. O que precisa ser feito para evitar que a proliferação das armas deixe de ocorrer? Muitas armas apreendidas não conseguem ter a destinação correta e acabam voltando a ser utilizadas por bandidos.

Jericó 9 milímetro, você sabia que uma arma semelhante a esta, de fabricação israelense, está circulando em Teresina?

A informação foi recebida pelo projeto MP3 (Movimento pela paz na periferia), que acolhe e profissionaliza jovens da periferia de Teresina.

Este é um exemplo da facilidade com que os criminosos tem acesso a armas de fogo no Piauí.

O MP3 já chegou a recolher armas caseiras fabricadas por jovens, mas segundo o coordenador do Projeto, a quantidade de armas que chega à periferia é maior que o número de armas que são retiradas de circulação.

A denúncia é mais grave porque de alguma forma as armas que foram apreendidas e que deveriam ser destruídas acabam voltando para as mãos de bandidos que continuam a espelhar medo e terror nas comunidades.

“Essa é uma coisa que venho dizendo há muito tempo, em Teresina é muito mais fácil comprar arma do que sal. Então tem muitas armas em circulação e chegam de forma esquisita na periferia de Teresina. Tem armas como a jericó, que segundo informações, já foi apreendida duas vezes, e não foi destruída, voltando para as mãos de bandidos”, declarou Júnior, coordenador do MP3.

O instituto do desarmamento que dispõe sobre porte e comercialização de armas de fogo e munição no Brasil, proíbe o porte de arma por civis e o uso ostensivo, exceto em casos que haja necessidade comprovada. É necessário que a pessoa tenha mais de 25 anos de idade para ter porte de armas e deve ser feito um registro junto à Polícia Federal.

Recentemente um adolescente de Teresina, apareceu em um vídeo compartilhado em redes sociais, com uma arma de fogo, zombando da polícia e do tráfico. Dois dias depois, ele foi alvejado a tiros e corre risco de ficar paraplégico.

Em 2005, o governo realizou um referendo popular para avaliar a opinião das pessoas sobre a proibição de venda de armas de fogo, 63,84% decidiu por permitir aquisição de armas por particulares e civis. A questão que surge é: Ter uma arma em casa, ajuda ou atrapalha no combate ao crime?

A população tem opinião dividida sobre a polêmica.

Para Júnior, do MP3, para combater o uso de armas na periferia da capital, é preciso que seja feito um trabalho interno na própria polícia.

“O Estado precisa fazer uma faxina interna primeiro, localizar dentro do seu meio quais os funcionários públicos levam essas armas e distribuem. As vezes a arma não chega onde deveria chegar, para ser destruída”, declarou Júnior.







Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES