Comissão é formada para debater impasses sobre Porto de Luís Correia

Comissão é formada para debater impasses sobre Porto de Luís Correia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A audiência proposta pelo deputado federal Silas Freire (PR) , para debater o impasse sobre as obras do Porto de Luis Correia, aconteceu na Comissão de Viação e Transporte na Câmara de Deputados (CVT) nesta quinta feira, 13 de agosto.

O Ministro dos Portos, Edinho Araújo, conversou com a equipe do Programa Agora em Brasília e destacou o resultado da reunião que tratou da retomada de obras do Porto de Luíz Correia. Foi formada uma comissão para agir nos entraves legais e logísticos da grandiosa obra.

“Foi uma reunião importante com a participação de toda a bancada do Piauí, que mostra o interesse pelo Porto que tem muito a contribuir com o desenvolvimento do país. É uma obra importante não apenas para o Piauí, mas para o Brasil, porque 95% da importação brasileira passa pelos portos e este tem um histórico de 40 anos e queremos sanear esse passivo, com apontamento do Tribunal de Contas, para avançar. Se há algo que une o Piauí neste momento é a retomada desta obra”, disse Edinho Araújo.

O Deputado Federal Silas Freire, fez o requerimento da audiência pública.

“Foi proposta uma comissão que tem representante de todos os âmbitos, para dar segmento a esta obra. Temos que gravar dia 13 de maio, como um marco na nossa história, agora começa uma nova história para o porto. O Governador se propôs a lutar por isso. Hoje foi um dia especial, estou muito feliz por ser o autor desse requerimento e a partir de hoje estamos mais animados”, disse Wellington Dias.

Segundo o Governador Wellington Dias medidas serão tomadas imediato no que diz respeito ao Porto de Luís Correia.

“Reuniões já serão realizadas em breve, marcadas para setembro e outubro para ver as questões técnicas e participação da iniciativa privada. A questão financeira, o Estado está disposto em participar nisso, até mesmo pela importância que tem essa obra”, disse Wellinton Dias.

Comissão

A Comissão de Viação e Transportes promoveu nesta quinta-feira (13) audiência pública para avaliar a situação do Porto do Piauí (Porto de Luís Correia), cujas obras se iniciaram em 1976.

O deputado Silas Freire (PR-PI), que solicitou o debate e presidiu a comissão, assinalou que embora as obras tenham se iniciado há quatro décadas, até o momento o porto encontra-se inacabado, mas que hoje podemos gravar essa data. "Hoje foi uma data histórica para os que torcem pelo desenvolvimento do Piauí. Hoje com a autorização do Ministério dos Portos vamos criar uma comissão especial para, enfim, dar andamento aos impasses que rondam essas obras", comemora Silas Freire.

A situação inacabada prejudica o estado em diversos aspectos. O Piauí é o único estado litorâneo no Brasil que não possui um porto. 

Além do deputado Silas Freire, compuseram a mesa de debate o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo; o governador do Piauí, Wellington Dias e Roger Jacob, diretor comercial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) representando a Federação das Indústrias do Piaui. 

Durante o debate, o governador Wellington Dias louvou a iniciativa do deputado Silas Freire e se colocou à disposição para somar esforços junto à bancada federal piauiense em Brasília e à União. "Se fôssemos construir um porto do zero, procuraríamos outra localização, mas onde estão as obras existe uma viabilidade técnica e vamos resolver, para isso vamos entrar com recursos para completar com a União", declara o governador. 

Durante as considerações finais, o Ministro Edinho Araújo respondeu aos questionamentos da bancada piauiense. "Quero reiterar que a obra mais cara de todas é a obra paralisada. Com a criação dessa Comissão Especial, vamos achar uma saída. A população merece uma resposta olho no olho", comenta o ministro que ressalta que a comissão anunciada, e que já começa a atuar hoje, é um dos passos mais importantes para resolver todos os problemas. "A comissão especial será composta por membros da CVT e da bancada federal piauiense", informa Edinho Araújo.

Para finalizar, o deputado Silas Freire agradeceu a presença e o comprometimento de todos e foi categórico ao afirmar que hoje a bancada federal deu início a uma resposta que todo o Piauí merece. "Nós queremos esse porto e nós somos cobrados por ele. Essa Comissão Especial irá fiscalizar e acompanhar todos os trabalhos das obras do Porto. Precisamos de uma solução dentro da legalidade e da logística, para isso vamos ouvir todos os envolvidos e tomar as devidas providências. O importante é não cruzarmos os braços", declara o parlamentar piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES