Conselheiro reclama falta de exames em criança envenenada

Conselheiro reclama falta de exames em criança envenenada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A criança suspeita de ter sido envenenada ao comer um bombom que recebeu de um estranho na última terça-feira, na zona leste de Teresina, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (21). O garoto de 11 anos precisou ser internado no Hospital Areolino de Abreu após ter crises convulsivas durante uma audiência no Conselho Tutelar. 

Ontem, a delegada titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Luana Alves, afirmou que não descarta nenhuma hipótese na investigação do caso, que pode ter relação com jogo Baleia Azul, que virou febre na internet e tem provocado suicídios entre jovens. 

De acordo com o conselheiro tutelar, Djan Moreira, foi feito um pedido ao Instituto Médico Legal para que a criança passe por um exame toxicológico, o que não foi possível por conta do estado do Piauí não ter laboratório para esse tipo de análise.

"Desde terça que foi feita a requisição e não fizeram alegando que aqui não faz. A gente vê claramente que temos uma Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente que colocam que criança é sujeito de direito, essa lei que é tão criticada, mas, você vê aqui na prática que quando se trata de cuidado os direitos são violados”, afirmou o conselheiro. 

Segundo o diretor do Instituto de Criminalística do Piauí, Antonio Nunes, a orientação é que sempre seja feita a coleta do material, apesar de o estado não ter o laboratório para a análise. De acordo com o diretor, a demora na coleta pode gerar prejuízos para o resultado do exame. 

"A orientação da direção do IML é que nesses casos suspeitos seja coletado o material, o fato de não haver a coleta não coaduna com a orientação da direção da policia técnica-científica. Pode gerar prejuízo dependendo do tempo que a gente demorar para examinar esse caso. Como a criança está viva, vai metabolizando e dificulta cada vez mais, ou seja, só podemos coletar o sangue. Quando morre, a gente pode coletar material do fígado, o líquido do globo ocular, temos acesso também ao conteúdo intestinal”, disse. 

Ainda segundo Antonio Nunes, o Piauí tem dependido de outros estados para a realização desse tipo de exame e os resultados podem demorar até três anos para sair em alguns casos. De acordo com ele, há um projeto para a construção de um laboratório do tipo no estado. 

"É importante que se diga que a gente não tem laboratório de toxicologia no Piauí, há um projeto que foi entregue para a Secretaria de Segurança e a informação que temos é que foi para a licitação, então a gente depende da boa vontade de outros estados e isso não é simples. Para se ter uma ideia, certa vez eu mandei dois materiais para Fortaleza, nos entregaram o resultado três anos depois e assim mesmo fizeram só de um e devolveram o outro porque não puderam fazer”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES