“Daqui a quatro anos estaremos falando apenas de avanços no Piauí”, declarou Antônio Neto

“Daqui a quatro anos estaremos falando apenas de avanços no Piauí”, declarou Antônio Neto

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antônio Neto, Secretário de Planejamento do Estado do Piauí, concedeu entrevista ao Programa Agora. Ele falou das dificuldades encontradas no início da gestão de Wellington Dias e das propostas para superar os desafios.

“Essa questão da inadimplência do Estado é um assunto que traz muita preocupação no momento. Para se administrar o poder público é preciso seguir uma série de regras e mecanismos de controle internos e externos. A última gestão descuidou um pouco, é preciso que haja prestações de contas para o Estado não ter prejuízos. Eu acredito que faltam apenas dois convênios para ter inadimplências resolvidas. Sobre prestação de contas e liberação de créditos é preciso tempo. Por exemplo, 57 obras não tiveram prestação de contas regular na última gestão e isso gera um bloqueio de novos créditos. Temos que resolver isso em curto prazo”, disse.

Burocracia

“Essa é uma questão que todos os que já foram gestores sabem que precisam seguir a lei, porém ela tende a ter muitas interpretações e os órgãos e sistemas de controle tem leis e resoluções que criam um emaranhado de mecanismos de controles que acabam engessado a gestão, por isso só entra na gestão pública quem tem disposição de servir. Deveria existir uma forma de melhorar e dar mais agilidade em alguns trâmites. Infelizmente essa é uma realidade, alguns órgãos já estão mais atentos e mais sensíveis para minimizar essa burocracia. A população é quem julga, mas a reputação do gestor depende muito de tudo que ele faz. O eleito leva uma mensagem de otimismo e de esperança e cabe a ele resolver as coisas”, pontuou.

Estado em desenvolvimento

“Algumas dificuldades existem e impedem o Estado de ter a normalidade. Mas há a continuidade dos trabalhos do eleito pelo voto popular. Eu acho que uma das grandes falhas da reeleição é o descuido da administração durante a campanha. Temos que evoluir um Estado para uma burocracia profissional. Além disso é preciso servidores terceirizados, porém o Estado precisa reduzir essa questão para poder entrar numa situação equilibrada e normal”, declarou.

Resultados de projetos para um Estado em 50 anos

“A proposta de Wellington Dias é o PDES (Projeto de Desenvolvimento Econômico e Social) que não foi concluído. Ele compreende seis etapas e duas delas, a sétima e a oitava ainda estão em andamento e deverão ser concluídas em abril ou maio. Agora eu acho que é ruim a gestão pública pegar um projeto desse e colocar na gaveta. Wellington Dias irá continuar esse projeto através da Fundação Cepro. Esse projeto e muito amplo e é um projeto de implantação estruturante para o Piauí. A ideia do governador é concluir esse projeto e implementá-lo, para que não cometamos erros do passado”, disse.

Experiência como administrador público

“Eu não estava mais trabalhando nessa área, mas agora eu retornei. O Estado é carente na questão da organizações. Vamos pensar o Estado com uma nova filosofia, o Piauí é um dos Estados que mais cresceu no ponto de vista social, então melhorou muita coisa. Esse terceiro governo de Wellington Dias com certeza será voltado para o econômico com foco nos que mais precisam. Vamos manter um diálogo muito forte com a sociedade e o diálogo interno para montar projetos para continuar avançando. Tenho muita confiança de que daqui a quatro anos estaremos aqui falando apenas de avanços no Piauí”, finalizou Antônio Neto.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES