Engenheiro do CREA ‘prevê’ grande tragédia no centro de Teresina por falta de fiscalização

Engenheiro do CREA ‘prevê’ grande tragédia no centro de Teresina por falta de fiscalização

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prédios de Teresina estão ‘envelhecendo’ e com isso vários problemas tem se tornado corriqueiros. As reformas são feitas para abrigar novas lojas, mas as estruturas continuam as mesmas, prática que o presidente do CREA (Conselho Regional de Engenharia) chama de envelopamento, que esconde os perigos como instalações elétricas antigas e estruturas comprometidas.

A média desses prédios é de 50 anos, mas alguns deles chegam a ter 100. Por trás de tetos modernos no centro de Teresina escondem-se até tetos feitos com centenárias carnaúbas.

Nos últimos anos o número de incêndios também tem aumentado. Neste domingo, duas ocorrências em menos de 12 horas causaram prejuízos aos comerciantes. Uma loja de calçados na Rua Climatizada sofre incêndio, por sorte o corpo de bombeiros foi acionado e evitou que o fogo se propagasse.

“Dessa vez o medo foi grande porque minha loja já foi atingido por duas vezes. Quando recebi a notícia em casa quase vou a óbito, pois tenho problema de pressão alta. O nosso negócio é pequeno, mas é de onde tiramos o sustento”, disse Galdino Vieira que tem loja ao lado de onde ocorreu o incêndio.

Uma financeira no calçadão da Rua Simplício Mendes também sofreu incêndio e o Corpo de Bombeiros contou as chamas no local. Tudo ocorreu por conta de um equipamento que incendiou.

“O fogo foi controlado. Mas imaginamos que foi o equipamento que queimou”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Edson.

Segundo o CREA, uma tragédia pode acontecer em Teresina, um incêndio de grandes proporções ou um desabamento. Além disso, o Corpo de Bombeiros não tem estrutura para fiscalizar os prédios.

“Isso eu já venho alertando por fazer verificação periódica de toda a fiação e estruturas. Isso é necessário, porque com o passar do tempo vai danificando. Um profissional habilitado precisa ver se tem aquecimento da fiação. Não está longe de acontecer uma grande tragédia na capital, porque Teresina não tem fiscalização e tem prédios muito antigos que são apenas envelopados e não tem estrutura avaliada”, disse Paulo Roberto de Oliveira, presidente do CREA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES