Escolas particulares informam suspeitas de alunos com a gripe H1N1

Escolas particulares informam suspeitas de alunos com a gripe H1N1

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro escolas particulares de Teresina tornaram público que alunos se afastaram da sala de aula no mês de abril após o aparecimento de sintomas da gripe H1N1. Através de circulares, os colégios alertam os pais dos principais sintomas, como febre, dor de cabeça, tosse, coriza, calafrios e dor muscular. Além disso, orienta que alunos nessa situação devem permanecer em casa até a plena recuperação.

Como só podem tomar a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, o surgimento de casos em escolas tem gerado uma corrida pela imunização em clínicas particulares. O preço varia de R$ 120 a R$ 145. Em alguns estabelecimentos, o estoque acabou desde a semana passada.

Para quem se encaixa no público vacinal, as doses contra a gripe H1N1 estão disponíveis nos postos. Devem procurar uma unidade de saúde quem possui 60 anos ou mais de idade; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas, além de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também devem ser vacinados.

Na rede estadual de ensino nenhum caso suspeito foi notificado ainda, segundo informou a Secretaria de Educação do Estado.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o momento foram confirmados 7 casos de H1N1 em Teresina. Apenas uma pessoa continua internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A recuperação segue satisfatória com a infecção da paciente debelada, de acordo com a FMS. Outras 52 pessoas tiveram sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e aguardam o resultado de exames que pode demorar até 15 dias.

A FMS recomenda que qualquer pessoa que esteja com sintoma deve procurar um médico para o diagnóstico. Deve ser ingerido bastante liquido pelo paciente e uso de álcool gel nas mãos. A Fundação deve iniciar nos próximos dias, a vacinação de pessoas acamadas, que fazem parte do público-alvo, mas não podem se deslocar até a sala de vacina mais próxima. Os responsáveis devem entrar em contato pelo telefone 3215 7736 para que o paciente receba sua dose em casa.

No momento da ligação, que pode ser feita entre 8h e 13h, a pessoa deve informar seu endereço, ponto de referência, telefone para contato e também agendar o dia e horário para receber a equipe de imunização. “Para quem possui cuidadores, eles também serão vacinados”, diz diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

“ A meta de imunização é entorno de 192 mil pessoas, já entregamos nas salas de vacinas  92 mil doses de vacinas e esperamos continuar recebendo a vacina do Ministério da Saúde nas próximas semanas para continuar a campanha de vacinação” disse a diretora da Vigilância e Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Dra. Amariles Borba. 

A vacinação segue até o dia 01 de junho em 100 salas de vacina por todo o município, com dia D de mobilização no dia 12 de maio. A vacina protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. “Estes são os três tipos notificados no Brasil em 2017, em levantamento feito todos os anos”, comenta Amariles Borba. A vacina reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções por estes vírus na população alvo para a vacinação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES