FMS esclarece sintomas do novo vírus, Zika, que confunde com casos de Dengue e Chikungunya

FMS esclarece sintomas do novo vírus, Zika, que confunde com casos de Dengue e Chikungunya

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A suspeita da chegada de um novo vírus no Piauí está preocupando as autoridades sanitárias. O Zika, que apresenta os mesmos sintomas da Dengue e da Chikungunya também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os cuidados da população são os mesmos, evitar focos de água parada.

Assim como a Chikungunya, o Zika tem casos suspeitos em Teresina, mas nenhum casso confirmado; ao contrário da dengue que possui mais de 1680 casos na capital. Os sintomas parecidos tem confundido muitas pessoas.

“O que temos que ter atenção é que não existe medicação específica e não existe vacina para essas doenças, então o que tem que ser feita é a prevenção. Não criar mosquito. Mas há algumas diferenças, no Chikungunya, você tem uma febre mais alta que no Zika e Dengue. A possibilidade das plaquetas baixarem é mais frequente, cerca de 99%, em casos de dengue. A dor articular, com inflamação das articulações e uma dor de cerca de 10 a 12 dias é no Chikungunya. As manchas vermelhas e bolhas ocorrem nas três doenças.

A Fundação Municipal de Saúde alerta para a campanha de vacinação da Gripe, que começa hoje e vai até o próximo dia 24 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES