Hortas comunitárias do Grande Dirceu terão projeto de revitalização

Hortas comunitárias do Grande Dirceu terão projeto de revitalização

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As hortas comunitária do Bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina, já foram modelo para todo o Brasil. Atualmente a realidade enfrentada por quem cultiva, é bem diferente.

A horta apresenta problemas estruturais, além de constantes furtos as hortaliças, o que representa um prejuízo para quem necessita da venda das hortaliças para sobreviver. Outro fator que tem sido enfrentado por eles, é o fato de que moradores da região fazem um verdadeiro lixão no terreno onde são plantadas as hortaliças. É impossível chegar ao local e não notar o acúmulo de lixo, como restos de animais mortos e outros tipos de lixo doméstico.

O horticultor Lauro Jacob, tenta limpar sozinho uma área do terreno, próximo ao lixão. Segundo ele, já foram feitas reuniões com autoridades políticas, mas nenhuma solução foi apontada.

“Já tivemos numa reunião com o prefeito e ele disse que ia mandar material para poder ajeitar a horta. Precisamos de estacas e arames para cercar o local”, declarou Lauro Jacob.

Apesar das dificuldades enfrentadas, mais de 300 horticultores permanecem no cultivo, onde boa parte de sua produção é furtada e vendida por um preço simbólico para usuários de drogas sustentarem o vício.

“As pessoas dizem que parte dos roubos são realizados por pessoas da própria horta, muitos usuários de pedra, eles arrancam canteiros inteiros e isso é prejuízo para nós”, declarou o horticultor Jason Moreira.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Paulo Lopes, observou fotografias da Horta do Dirceu, eleita a maior da América Latina no ano de 2000 e lamentou a mudança da realidade.

“Aquela horta é uma das maiores, se iniciaram em 1987 e ao longo dos anos sofreu alterações. Alguns horticultores estão nas hortas desde sua fundação e nós estamos interessados em revitalizar essa horta. Temos recursos em trâmite de cerca de R$ 5 milhões para serem investidos nas hortas de Teresina. Vamos dar início e continuidade a essa questão, porém a questão da segurança é de grande preocupação para toda a sociedade. Quanto ao lixão, houve um acordo para que o local pudesse ser depósito de lixo, mas após a revitalização isso será proibido. Assim, a horta estará em perfeitas condições”, declarou Paulo Lopes.





Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES