Índice de reprovação na retirada da carteira de motorista chega a 40% em Teresina

Índice de reprovação na retirada da carteira de motorista chega a 40% em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos primeiros seis meses de 2014 cerca de 18.539 alunos de auto-escolas foram reprovados ao fazer exames para ter a Carteira Nacional de Habilitação.


O principal alvo de reclamações sobre o auto índice de reprovação são as auto-escolas da capital.

Segundo a fiscal do Detran (Departamento de Trânsito), Cecília Cardoso, a maioria dos casos de reprovações se deve ao nervosismo dos alunos, pelo fato de não estarem preparados e seguros ao fazer os testes.


Glinaldo José, coordenador de CFC, acredita que os alunos precisam estar mais seguros para poder marcar a data do teste realizado no Detran.
Ao ser questionado sobre o pagamento de proprina que provavelmente ocorre no órgão, Glinaldo José afirma desconhecer a veracidade dessa denúncia.


"Se há a cobrança de propina por parte dos examinadores, os alunos precisam se recusar a fazer o teste e denunciar ao departamento de coordenação de CFC, assim serão tomadas as devidas providências.

Igor Camarço, do Sindicato das Auto-escolas de Terssina, aconselha que os alunos conheçam mais a auto-escola na qual irão se matricular.


"É importante que o aluno procure uma auto-escola de confiançam, faça uma pesquisa antes de se matricular. Ele precisa procurar profissionais realmente qualificados e nunca aceitar propostas indescentes na hora de fazer os testes", disse Igor.

Renata Sampaio, diretora de habilitação, afirma que o índice de reprovação de 40% está dentro do limite aceitável pelo Conselho Nacional de Trânsito. Ela disse ainda que o Detran não precisa de pagamento de propina para adquirir verbas, e que se isso acontecer, os alunos precisam denunciar.


"Estaremos intensificando a fiacalização contra qualquer auto-escola que agir na má formação de condutores e estiver fora doa padrões exigidos pelo Detran", finalizou Renata Sampaio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES