“Infiltrados”: Fraude em concursos era negociada pelo WhatsApp

“Infiltrados”: Fraude em concursos era negociada pelo WhatsApp

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os gentes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) prenderam acusados de participação e benefício em fraude em concurso público para a Polícia Civil (PC), promovido pelo Governo do Estado em operação deflagrada pelo Greco, Mensagens divulgadas pela polícia mostram suposta ligação entre agentes da polícia civil e os presos por fraude. 

De acordo com o Greco, as negociações e cobranças para quem solicitava os 'serviços' da quadrilha eram feitas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Um dos policiais, identificado como André Luis Carvalho, passou a integrar o grupo criminoso na função de fazer cobranças dos couseiros que contratavam a quadrilha.

As ações da “Operação Infiltrados” iniciaram ano passado após fraude no concursos do Tribunal de Justiça do Piauí e do Corpo de Bombeiros. A polícia concluiu que um grupo formado por profissionais de diversas áreas, se especializou nesse tipo de crime.

De acordo com o delegado Kleidson Ferreira, do Greco, o professor Cristian Santiago e o estudante de medicina Sávio de Castro Leite são apontados como líderes dessa quadrilha.

“No Concurso da Polícia Civil, havia um grupo liderado pelo Cristian e outro liderado pelo Sávio. Posteriormente esse grupo se uniu, passou a se tornar apenas um. Todos fizeram fraudes”, afirmou.

A polícia quebrou o sigilo telefônico dos suspeitos e assim conseguiu verificar conversas trocadas entre eles. As mensagens comprovaram negociação com candidatos de concurso público e a ligação de policiais civis com os líderes da quadrilha.

Em uma das conversas, trocada entre Sávio de Castro e o policial civil André Luis, eles falam de conversas que devem ser feitas a uma suposta aprovada em concurso público e que teria contratado a quadrilha.

Na conversa, André fala para o policial: “Vou lhe ajudar na cobrança”. E Sávio responde: “Dá pressão mesmo”. Em uma outra conversa, André diz para Sávio que fez cobrança para uma candidata e fala até em ameaça de morte: “Aquela ali paga. Eu falei té em morte, caso não saia esse dinheiro”, diz na conversa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES