Margarete critica soltura de menores e advogado explica decisão

Margarete critica soltura de menores e advogado explica decisão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 20 de maio, a polícia prendeu um jovem de 18 anos e apreendeu quatro menores acusados do estupro de uma jovem de 17 anos, na cidade de Bom Jesus, sul do Piauí. O caso causou comoção e ganhou repercussão após uma adolescente ser estuprada por 33 homens na cidade do Rio de Janeiro, crime que ainda está sendo investigado pela polícia fluminense.

A Organização das Nações Unidas chegou a emitir uma nota de repudio aos crimes e pediu aos poderes públicos do Rio e do Piauí uma incorporação da "perspectiva de gênero na investigação, processo e julgamento de tais casos, para acesso à justiça e reparação às vítimas, evitando a sua revitimização”.

Na semana passada, no entanto, um fato novo gerou revolta no Piauí: o juiz da cidade de Bom Jesus, Heliomar Rios Ferreira, determinou a soltura dos quatro menores, sob a justificativa de que os adolescentes não têm maus antecedentes. 

A vice-governadora, Margarete Coelho, criticou a decisão já que, segundo ela, os autos comprovam a participação dos menores no crime. 

“A violência do estupro é uma violência presumida, estupro é o sexo não consensual. Então, na medida em que diz que haviam cinco homens com uma mulher e que ali não houve violência, está se pressupondo que houve consentimento, então? Segundo a promotora do caso, essa conclusão vai de encontro às provas do caso", destacou a vice-governadora. 

Já o advogado criminalista, Nazareno Thé, ressalta que a manutenção de acusados presos não deve ser regra, independente da gravidade do caso e do clamor da sociedade. 

“Quais são os motivos da prisão? Para a garantia da ordem pública, para a garantia da ordem econômica, como garantia da instrução criminal e para, finalmente, garantir a aplicação da lei penal, caso os acusados venham a ser condenados”, destacou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES