Moradores de rua de Teresina recebem ajuda solidária para resgatar cidadania

Moradores de rua de Teresina recebem ajuda solidária para resgatar cidadania

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quatro anos, o trabalho de um padre e seus benfeitores vem resgatando vidas de quem já perdeu as esperanças . E a Pastoral de Rua é um exemplo de como a solidariedade pode resgatar a cidadania. Desde que foi fundada, há cerca de 2 meses, a Pastoral de Rua já conseguiu tirar mais de 40 pessoas da vulnerabilidade nas ruas de Teresina.

“Em nosso trabalho, levamos uma palavra de conforto e de evangelização as pessoas que estão morando na rua. Além disso, entregamos alimentos, roupas e ofertamos a possibilidade de tratamento, já que parte considerável dos moradores de rua de Teresina estão envolvidos com dependência química”, explica o diácono Marcos Vinícius.

A Pastoral dos Moradores de Rua se reúne sempre a partir das 14h na capela do Hospital Getúlio Vargas, centro de Teresina. Após formação adequada, que indica como as pessoas alvo do trabalho da pastoral devem ser abordadas, os missionários ganham as ruas da capital do Piauí, tentando resgatar e levar uma palavra de consolo aos mais necessitados.

Antes de seguir para espaços de tratamento de dependência, os moradores de rua passam por uma casa de passagem. Lá, é ofertada estrutura para que seja cumprida a higiene básica, além de serviços como segunda via de documentos, necessários a internação. O trabalho da Pastoral dos Moradores de Rua é coordenado pelo padre João Paulo.

O Albergue Casa do Caminho foi fundado em 2010 e também presta auxílio a moradores de ruas em Teresina.

A Secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social; Mauricélia da Costa, afirma que a busca pelos moradores através de pessoas que fazem mapeamento nas ruas de Teresina.

“Aqui na casa de passagem eles podem passar  noite, são disponíveis 41 casas e são acolhidos e acompanhados por assistentes sociais, que tentam contato com as famílias dessas pessoas, emissão de documentos e em breve inserção no mercado de Trabalho”, disse Mauricélia Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES