“Nossa prioridade é dar início ao ano letivo e organizar a questão do piso dos professores”, diz Helder Jacobina

“Nossa prioridade é dar início ao ano letivo e organizar a questão do piso dos professores”, diz Helder Jacobina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Secretário interino de educação do Piauí, Helder Jacobina, concedeu entrevista ao Programa Agora e falou do início do ano letivo e dos desafios enfrentados pela secretaria.

“Estivemos no primeiros momento uma reunião com diretores de escolas para ver a questão das matrículas. Hoje temos pouco mais de 200 mil matriculados, o que causa desequilíbrio econômico na secretaria de educação. Houve então uma diminuição no número de alunos. Estamos nos adequando para ter condições mínimas de iniciar as aulas”, declarou.

Compromissos

Recebi 5 parcelas dos repasses que é feito para as escolas. Agora em fevereiro os compromissos serão honrados. O que acontece é que os débitos mais antigos serão negociados. Há muito tempo os repasses não funcionam de maneira regular. Tivemos que pagar muitas dívidas e há muitas a pagar. Temos um sistema que precisa de cadastros que não foram feitos e isso remonta em dinheiro 'preso'. A nossa prioridade hoje é dar início ao ano letivo, passar tranquilidade para os diretores de escolas que tiveram cortes de gratificações e organizar toda a questão do piso dos professores. Temos que adequar ainda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, disse.

Programas de intercâmbio

“Estamos equacionando as questões dos débitos com a empresa contratada para fazer esse programa. Estamos com uma nova fase de alunos que querem fazer essa viagem, mas isso precisa de planejamento. Também temos ajuda do exército na secretaria de educação”, afirmou.

Educação Integral

“Essa será uma das fortes bandeiras no governo Wellington Dias. Tanto a educação integral como o ensino profissionalizante. Então a pretensão é essa. Nós temos duas escolas emblemáticas no piauí que funcionarão como escola integral. É bom que os alunos saibam disso. Os fornecedores sofrem com as dívidas e só gestores precisam receber os repasses”, pontuou.

Helder Jacobina finalizou suas considerações reafirmando o compromisso da secretaria estadual de educação em promover educação de qualidade aos alunos do Estado.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES