“O PSDB ainda não fez o dever de casa em relação ao Nordeste”, afirma Firmino Filho

“O PSDB ainda não fez o dever de casa em relação ao Nordeste”, afirma Firmino Filho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho esteve no Programa Agora e concedeu entrevista sobre diversos temas da administração.

Ele iniciou sua considerações expressando sua opinião sobre o segundo turno das eleições 2014.

“Depois desse processo eleitoral precisamos tirar algumas lições. Isso não é bom para o Brasil nem para a nossa democracia. O Brasil sempre teve uma cultura política muito voltada para os respeito entre as partes e eu acho que isso deve ser preservado. Não podemos seguir esse tipo de campanha mais dura. Depois da eleição é importante que o país esteja unido afinal de contas este Brasil é de todos, a presidente que foi eleita é presidente de todos não apenas de uma parte e é necessário que nó estejamos unidos para enfrentar os desafios do país. Esse é o nosso espírito. O povo brasileiro fez uma festa de democracia, o povo está de parabéns e agora vamos estar juntos respeitando o resultado da urna para poder trabalhar pelo Brasil”, disse.

PSDB no Piauí

“Nós entendemos que o PSDB precisa ter uma presença mais ativa no Nordeste como um todo, na realidade não é a primeira vez que temos esta opinião, ela já foi expressa há quase uma década. Se o PSDB nacional não tiver uma boa postura no nordeste, dificilmente ele vai ter a capacidade de competir no Brasil como um todo, é necessário que nós possamos compreender e admitir isso. O PSDB precisa superar isso, com uma política específica para o Nordeste, fazer uma verdadeira caravana pelo Nordeste. Já é a terceira eleição que a região Nordeste não é equilibrada quanto ao partido. O PT se enraizou no nordeste com as políticas sociais e o povo demonstra que aprovam esse tipo de política. O PSDB ainda não fez o dever de casa em relação ao Nordeste”, pontuou.

Mudanças no Brasil

“Esse espírito de mudanças vem desde o ano passado, com as manifestações de 2013 e esse teve muito efeito a nível eleitoral. Depois da morte de Eduardo Campos, o espírito de mudanças foi direcionado para Mariana e no primeiro turno o povo surpreendeu colocando Aécio em uma competição acirrada com Dilma Rousseff. Isso sinaliza bem a demonstração do povo em relação as mudanças que deverão ocorrer no país”, declarou.

População com voto independente de lideranças políticas

“Para a eleição do Governo do Estado, o que aconteceu esse ano parece ter sido resultado de uma base histórica. A grande base parlamentar não conseguiu levar a candidatura de Zé Filho a diante. Acredito que isso se deve inicialmente a idas e vindas no partido desde janeiro e isso aflorou durante o processo eleitoral. Toda eleição é um momento importante para o povo manifestar sua vontade de maneira consciente e livre”, finalizou Firmino Filho.

Comportamento do PSDB Piauí durante o Governo de Wellington Dias

“A nossa bancada deverá ser independente visando só interesses do Estado. Agora nós não podemos partir para uma oposição. Com a eleição de três deputados federais, o PSDB tem muita maturidade, e nós temos uma bancada experiente e vamos trabalhar para que ela tenha uma postura crítica diante do governo, mas que seja afirmativa aos interesses do povo. Temos o interesse de manter parcerias administrativas com o Governo do Estado e entendemos que isso não é apenas uma decisão nossa, é a vontade da população. É necessário que prefeitura e governo do Estado trabalhem juntos. O prefeito é prefeito da cidade e o governador é governador do Estado e temos a obrigação de estar juntos para o melhor do Piauí.

Presença de conflitos e debates na política

“Sem dúvidas queremos que o parlamento seja um local de debate dos profundos problemas da população, em especial dos problemas de Teresina. É preciso acabar com o espírito autoritário, com análise da nossa realidade para que possamos agir”, disse Firmino Filho.

Saúde

“Em relação à saúde temos que avançar muito em parcerias com o governo do Estado e com o governo Federal. No HUT (Hospital de Urgências de Teresina) temos o comprometimento de cerca de 10% da receita líquida da prefeitura somente com o HUT. De cada R$ 3,00 que a prefeitura arrecada R$ 1,00 é gasto na saúde. O que mais mostra o sacrifício que a população de Teresina passa, os moradores do interior do Piauí também enfrentam. Esse entendimento precisa ser feito para aumento no número de cirurgias e leitos para fortalecer também os hospitais regionais. Quanto ao HU (Hospital Universitário) queremos fortalecer o serviço ofertado com o governo federal. Além disso temos que acertar com o governo do Maranhão uma maneira melhor de solucionar os problemas quanto ao atendimento de maranhenses em Teresina”, pontuou.

Benfeitorias no HUT

“Nós aumentamos de 6 para 9 salas de cirurgias, além de reformas em enfermarias e ampliação. Também estamos enviado uma licitação de uma reforma na entrada do HUT e nova UTI. Na atenção básica foram inauguradas 10 unidades básicas de saúde, estão sendo construídas 37 e há autorização para construção de mais 3, além de reformas e ampliações”.

Concursos

“Os concursados da prefeituras de Teresina vão continuar a ser chamados. Esse é um direito constitucional e já foram chamados mais de 1 mil aprovados em concursos públicos. Esses estão sendo pagos em dias e ainda mais aprovados serão chamados”.




Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Por: Fabrize Lima



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES