Piauí vai à Justiça cobrar parte da multa da repatriação

Piauí vai à Justiça cobrar parte da multa da repatriação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a modelo proposto para a divisão dos recursos oriundos da repatriação entre a União e os Estados. Outros sete estados também entraram com ações semelhantes no STF.

O Ministério da Fazenda tem informado que dividirá com os estados no processo de repatriação de recursos do exterior somente o Imposto de Renda, mas, segundo a ação, os recursos oriundos das multas de 15% que os contribuintes terão que pagar para repatriar os recursos também devem entrar na divisão. 

“Sobre esses ativos haveria a cobrança sobre o imposto de renda e de uma multa de 15%. A União vetou a distribuição da multa para os estados, então, ela concorda em repassar o valor referente ao FPE, mas, não quer dividir a multa com os estados”, explicou o procurador geral do estado, Plínio Clerto

De acordo com o procurador, o direito dos estados em relação à divisão da multa está descrito na Constituição Federal. 

“O direito dos estados é muito claro, a lei complementar 62 é muito clara em dizer que qualquer multa entra no cálculo do Fundo de Participação dos Estados”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES