Polícia combate pirataria e alunos afirmam que xerox é a única opção para ter acesso ao conteúdo acadêmico

Polícia combate pirataria e alunos afirmam que xerox é a única opção para ter acesso ao conteúdo acadêmico

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Polícia combate pirataria e alunos afirmam que xerox é a única opção para ter acesso ao conteúdo acadêmico

Uma operação realizada pela Decotec (Delegacia especializada em crimes contra a ordem tributária econômica e relações de consumo) e a Secretaria de Fazenda visando combater a venda de apostilas destinadas a residentes do curso de Medicina resultou em duas prisões. Foram detidos Edmundo Vieira da Silva Júnior, de 41 anos e Adriano Batista Oliveira, de 32 anos. O material original custa 17 mil reais, mas era vendido a R$ 118.

A situação financeira dos acadêmicos é a principal alegação para que se recorra a xerox e copiadoras, para ter acesso ao material. Muitos professores chegam a recomendar a cópia de alguns textos.

“Como os livros são extremamente caros, a xerox é o único meio de termos acesso ao conteúdo”, disse Fernando Macêdo, acadêmico de Geografia da Universidade Federal do Piauí.

Os estudantes do curso de medicina, Brenda Irla e Carlos Alberto, reconhecem que do ponto de vista legal os direitos autorais devem ser preservados, mas afirmam que é praticamente inviável a compra de todos so livros durante o curso.

“O autor tem que receber os direitos autorais, mas a xerox é a única opção”, disse Brenda Irla.

Na Universidade Federal do Piauí, vários processos licitatórios estão em andamento a mais de três anos para permitir que proprietários de máquinas de xerox atuem no campus, eles são fiscalizados periodicamente.

Catarine Magalhães, ganhou uma licitação recentemente e defende o mercado no qual atua.

“Os livros sua realmente muito caros e alguns alunos não tem condições de comprar”, disse Catarine Magalhães.

Os livros não são apenas os únicos de pirataria. Vendedores afirmam que muitos produtos são caros demais por isso, a pirataria ainda se sustenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES