Políticos piauienses comentam pesquisa de seus presidenciáveis

Políticos piauienses comentam pesquisa de seus presidenciáveis

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pesquisa do Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, realizada entre os dias 7 a 13 de abril, foi abordada pelos jornalistas do Jogo do Poder, Samantha Cavalca, Arimateia Carvalho, Ananias Ribeiro e Efrém Ribeiro durante o Jogo do Poder desta terça-feira (24). 

A pesquisa mostra que no Piauí Lula tem 61,28% das intenções de voto estimuladas, bem à frente do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que tem 7,02% das intenções de voto estimuladas. O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, obteve 3,78%, seguido, em empate técnico, com a ex-ministra Marina Silva (Rede), que aparece com 3,16%.

O deputado Assis Carvalho, do PT,  afirmou que o nome de Lula será colocado para a disputa pela Presidência, mesmo o petista estando preso. “O presidente Lula vem conseguindo manifestar um apoio muito forte no Brasil inteiro e no momento em que ele está sendo perseguido por uma força que o Brasil e o mundo já conhecem. Por conta disso, eu estou convencido de que tanto os Direitos Humanos do mundo, assim como as forças internas e eu acredito na Justiça do meu país, e eu não posso perder a crença na Justiça,  mesmo que parte dela esteja fazendo militância para partido e fazendo palanque contra o ex-presidente Lula. Eu estou convencido de que a situação será revertida.  Nós vamos registrar o nome do ex-presidente Lula no dia 15 de agosto, essa decisão já foi tomada.  Nós vamos fazer um grande encontro no mês de julho para que fique o nome de Lula presidente do Brasil”, afirmou. 

O deputado também comentou a Pesquisa Amostragem em que o ex-presidente aparece liderando. “Historicamente o Piauí sempre teve esse carinho com o presidente Lula, e ele foi o presidente que mais trabalhou pelo Piauí. Se você der uma olhada histórica em qualquer área, vamos colocar as estradas de 2002 para trás; se você olhar a parte da educação, nós tínhamos ensino médio em 177 municípios,  sendo que chegamos a mais de 500 nos municípios e no interior dos municípios, passando de 175 unidades para quase 600 unidades; se você olhar a questão da saúde, foi quando nós conseguimos melhorar; se você olhar o Luz para Todos, 70% dos piauienses não tinham energia elétrica e passamos a ter. Então  em qualquer área que você olhe no estado do Piauí, você verá mudança”,  acrescentou. 

Luciano Nunes, pré-candidato ao Governo do Piauí, comentou a pouca pontuação do também tucano Geraldo Alckmin,  que conquistou 2,37% das intenções de votos. “A medida em que os candidatos começam a se posicionar, o governador Geraldo Alckmim tende a se colocar como candidato de centro/esquerda, e vai exaltar as usas qualidades/virtudes como homem experimentado, como homem preparado e talhado para governar o país. É um homem que está disposto a reunificar o Brasil, defender aquelas bandeiras que o país precisa para voltar a crescer e ter uma pauta positiva, propositiva. de desenvolvimento, desemprego e geração de renda para o povo brasileiro”, disse. 

O deputado Flávio Filho, do PDT, falou sobre a boa pontuação de Ciro Gomes. “Desde o ano passado quando houve a visita do nosso presidenciável ao Piauí, ele já falava desse crescimento dele com qualidade. Não um crescimento exacerbado; ele vai crescendo progressivamente com qualidade. Tudo indica que todas as forças de esquerda irão convergir para o presidenciável Ciro Gomes por saber que é o mais preparado, que tem mais conhecimento e não está envolvido em nenhum escândalo de Lava Jato. E,sim, ele que irá transformar o nosso país. Isso também, sem sombra de duvidas, se refletirá aqui no nosso Piauí”, afirmou.  

O pré-candidato ao Senado, Antonio José Lira, comentou a pontuação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que tem 7,02% das intenções de votos. “No momento o quadro ainda é muito indefinido, os atores estão se colocando para população. É normal que aqueles que estavam mais divulgados ocuparem as primeiras colocações. No caso do nosso pré-candidato,  ele irá crescer sem dúvida alguma. Quando o estado do Piauí tiver um contato mais direto, quando ele defender suas ideias como, por exemplo, sobre a segurança Pública. Esse início de pesquisa mostra o momento, então na hora que tiver o envolvimento, o debate, a população olho no olho sabendo quem é quem, é exatamente a nossa esperança de fazermos uma senhora campanha para disputar, ganhar a eleição junto com o candidato Jair Bolsonaro”, declarou. 

O representante do partido de Marina Silva, a Rede, que aparece com 3,16%, comentou sua pontuação.  “Eu acho que a pesquisa é uma fotografia do momento, como a Marina Silva sempre fala: ela retrata a situação do momento. Eu entendo como favorável.Nós somos um partido pequeno, e estamos começando esse processo de pré-campanha para candidatura. Então esse cenário que eu acabei de ver, eu acho ele bastante favorável que mostra um potencial de crescimento muito grande. A estratégia principal é mostrar a história de vida da Marina, sua coerência na vida pública. Ela tem o maior fator favorável que são as mãos limpas. Isso é a nossa maior estratégia para o eleitor que busca candidato com mãos limpas. Há previsão da vinda dela ao Piauí em maio”, disse. 

Segundo Ananias Ribeiro, o impacto da prisão do ex-presidente Lula resultou em uma queda de intenção votos para Lula e também para os principais candidatos, os que tem maior intenção de voto, exceto Ciro Gomes; isso na pesquisa sem Lula. Número de indecisos com relação pesquisa feita em fevereiro, ele praticamente dobrou.: era de 5% e agora está na casa dos 10%. 

Em contrapartida, quando é perguntado ao eleitor se ele votaria em um nome indicado por Lula, a grande maioria diz que sim, votaria.  O que sugere que há uma desconfiança pela população sobre essa candidatura de Lula, apesar de o PT insistir na tese de manter sua candidatura. Maior parte do eleitorado está aguardando quem Lula irá indicar os seus votos. Nesse cenário hoje, segundo Ananias,  Ciro vence. Isso sem a presença de Lula. 

Para o jornalista Arimateia Carvalho, há uma orfandade significativa no eleitorado piauiense.  Os eleitores estão esperando  que o PT ou ex-presidente indique alguém. Quando se soma, isso supera não apenas a votação de todos os outros nomes postos, mas supera metade do eleitorado. Essa situação, segundo Ari, se repete em todo o Brasil. O Piauí tem um dos eleitorados mais fieis ao ex-presidente Lula. 

Espontaneamente, segundo Ari, Ciro Gomes aparece como o nome que poderia herdar parte desses votos. No entanto, o próprio Ciro já disse que não acredita que o PT vá formar formalmente uma aliança com ele. 

Geralmente nas pesquisas sem o nome do ex-presidente Lula, que está preso, quem sai na frente é Jair Bolsonaro. Mas, conforme a pesquisa, no Piauí a situação é diferente. 

Conforme apurou a correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, jornalista Samantha Cavalca, a pesquisa Amostragem foi bastante comentada dentre os políticos Piauí afora, principalmente por mostra essa diferenciação.  A pesquisa foi bastante comentada em nível nacional. 

Para Efrém Ribeiro, é o fim da antiga Política. Os candidatos que não possuem discurso sobre identidade e generoso bosque estão com os menores índices. Segundo o jornalista, o novo eleitorado está interessado em questões como estas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES