Firmino nega que homenagem às mulheres seja ação de candidatura

Firmino nega que homenagem às mulheres seja ação de candidatura

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, do PSDB, em entrevista na tarde desta sexta-feira (11) no Agora da Rede Meio Norte, falou sobre o trabalho feito por sua administração e destacou a importância de obras que serão inauguradas no próximo dia 16 em comemoração ao aniversário da capital. Firmino ainda falou sobre a possível candidatura da primeira-dama Lucy Soares como vice na chapa de Wellington Dias, do PT, que disputará a reeleição nas eleições de 2018. O assunto foi bastante especulado nos últimos dias. 

Aniversário de Teresina

“O aniversário é um momento para celebrar e tem as solenidades, festividades, assim como também as inaugurações. Temos ainda todo um elogio da nossa caminhada da cidade e falamos sobre perspectivas de futuro. Nesse ano discutimos com o pessoal da comunicação e toda sua equipe, surgiu uma ideia dada pelas mulheres de se fazer uma homenagem para as mulheres de Teresina que ao longo dos anos batalharam, suaram, amaram e construíram a família, a comunidade”, afirmou.

Firmino relembra a escolha do nome da capital piauiense. “Teresina tem essa especifidade e se diferencia das demais capitais, porque homenageia uma mulher e é importante notar que sem essa homenagem ela não existiria e talvez nem como capital. O nosso conselheiro Saraiva, ele denominou a cidade de Teresina em homenagem a Imperatriz como uma estratégia para garantir efetivamente a mudança da capital e há um detalhe interessante: Teresina não é uma mistura com Cristina, na verdade Teresina significa Teresinha no dialeto napolitano e era original da Imperatriz. Então era uma Teresa Cristina, tinha uma baixa estatura [um metro e cinquenta e pouco] e era chamada pelo diminutivo. Portanto, Teresina é uma Teresinha em italiano e portanto é uma cosia carinhosa e é uma mulher que foi importante na vida pública brasileira”, contou.

Candidatura de Lucy Soares

Questionado sobre comentários nos bastidores de que a homenagem para as mulheres no aniversário de Teresina seria já uma ação pretensa para candidatura de  Lucy Soares, Firmino desconversou. “Uma versão que eu nunca havia imaginado e na verdade é uma homenagem para todas as mulheres, nós tivemos um debate com a nossa Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres e justamente para fazer juntamente com elas toda essa programação e toda essa homenagem”, disse. 

Segundo o prefeito, tudo não passa de uma 'teoria conspiratória'. “Essa questão político eleitoral, ela não só faz parte da campanha, como também não faz o menor sentido. Eu acho que é uma teoria conspiratória inventada pela oposição para ter algum discurso”, revelou ao enaltecer o trabalho feito na campanha do aniversário da capital.

“Recebemos só elogios pela campanha e de repente a oposição veio com isso", reconheceu, ao abordar novamente a possível entrada de Lucy. 

"A gente agradece por falarem bem do nome da Lucy. Ela está sendo estimulada por nosso amigos, está refletindo sobre isso”, afirmou. 

Educação

O prefeito ainda falou sobre os investimentos que a Prefeitura de Teresina está fazendo na educação básica da capital, no intuito de ampliar o número de vagas nas creches da cidade. 

"Nós estamos iniciando um conjunto de inaugurações na educação infantil, as inaugurações de agosto estão muito voltadas para a área social. São 23 creches que estão sendo entregues de agosto até março do ano que vem e, com algumas reformas e ampliações, vamos gerar cerca de 6 mil vagas para o ano letivo de 2018. Cada vez mais é importante a questão da educação infantil, porque ela é hoje um grande preditor do que vai acontecer na vida educacional da criança. Então, um bom começo na educação nos permitira melhorar o desempenho e a qualidade da educação”, afirmou. 

Saúde 

Firmino Filho também falou dos problemas que a capital enfrenta na área da Saúde, especialmente pela falta de ambulâncias adequadas para o transporte de pacientes e destacou que os problemas já foram superados e a normalidade dos serviços será reestabelecida. 

"Basicamente nós tivemos uma reunificação das três unidades que cuidavam da saúde, foram todas reunificadas em torno do Fundação Municipal de Saúde e isso, obviamente, traz transtornos do ponto de vista administrativo. Então, houve alguma descontinuidade administrativa, que trouxe problemas gerenciais. Esses problemas já foram superados e acredito que no segundo semestre essa normalidade vai estar devidamente reestabelecida. No caso do Samu em específico, grande parte da frota estava sendo utilizada para o transporte intra-hospitalar, quase que um terço da frota do Samu estava sendo utilizada para transportar pacientes entre os hospitais. Essa questão foi devidamente resolvida com uma parceria com o Governo do Estado e a segunda grande questão do Samu é que a frota já estava bastante envelhecida, existe um processo de compra, infelizmente, as ambulâncias eram para terem chegado em junho, mas, o fornecedor atrasou, mas, em breve, nós vamos ter a chegada desta ambulância”, disse.

O gestor ressaltou que a prefeitura vem fazendo investimentos na construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde em toda a Teresina. 

"Nós estamos em processo de entrega de UBS e reforma dessas unidades. Nós temos 92 Unidades Básicas de Saúde, destas, até o início do próximo ano nós vamos ter cerca de 70, que foram completamente reformadas e ampliadas, ou que são novas”, afirmou. 

Infraestrutura

O prefeito ainda falou sobre as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas em Teresina, especialmente na área de mobilidade urbana. 

"Nós tivemos neste ano um excesso de águas, o inverno tanto foi muito intenso, como foi muito longo. Então, a nossa malha de pavimentação sofreu e muito, não apenas o calçamento, mas, principalmente o asfalto. As ações de capeamento e recapeamento já se iniciaram, principalmente na região leste e sudeste. Em relação a novas avenidas que estão sendo construídas, temos a entrega da Avenida Poty Velho ainda neste mês de agosto, temos também a Josué de Moura Santos, que está em andamento e, infelizmente, estamos tendo dificuldade com a firma. Temos também a Avenida Rosana Nery, que está com a base já concluída”, afirmou. 

Eleições

Sobre as eleições de 2018, Firmino Filho descartou a possibilidade de deixar a prefeitura para se candidatar a governador e ressaltou que o PSDB tem outros nomes que podem disputar com igualdade as eleições do ano que vem. 

"Nós assumimos o compromisso com a população de Teresina de ficar até o final, então é nossa obrigação honrar nossa palavra. Nós temos o deputado Marden Menezes, o Luciano Nunes, Freitas Neto, temos muito nomes que podem representar o PSDB em 2018”, disse. 

Apesar de não ser candidato, o prefeito afirmou que estará no palanque do senador Ciro Nogueira (PP), independente da situação. 

"Nós temos um débito de gratidão com o senador Ciro Nogueira, ao longo de toda essa empreitada ele foi fundamental para que nós pudéssemos alavancar recursos externos para a prefeitura. Então, nós temos vários tucanos que foram para o PP justamente para demonstrar essa nossa determinação de ficarmos juntos. Meu candidato ao Senado é o Ciro Nogueira, independente de qualquer situação. Vamos analisar o quadro no devido tempo, entendemos que a eleição do ano que vem vai ser absolutamente imprevisível”, afirmou.

O prefeito ainda ressaltou que deve estar na oposição ao governador Wellington Dias, em 2018, embora afirme que os dois gestores têm um ótimo entendimento pessoal. 

"É natural que nós estejamos na oposição, 99% de chance. Agora, não é descartada a possibilidade de nós termos algum tipo de entendimento com o governador, nós temos um ótimo entendimento pessoal com o governador”, destacou.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES