Projeto de lei proíbe hospitais privados de exigirem o pagamento de caução

Projeto de lei proíbe hospitais privados de exigirem o pagamento de caução

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado em primeira e segunda votações o projeto de lei que proíbe hospitais privados de exigirem o pagamento de caução em casos de internação de pacientes de urgência e emergência.

A lei passa a valer a partir da data de sua publicação e os usuários que se sentirem prejudicados poderão procurar o Procon, que é o órgão fiscalizador dos direitos dos consumidores.

Hospitais e centros de saúde deverão também afixar cartazes em locais fixos para aviso aos pacientes e responsáveis com os dizeres: "Constitui crime a exigência de cheque-caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do art. 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal.”

O projeto de lei, de autoria da vereadora Teresa Britto (PV), prevê que, caso seja pago algum valor, o hospital deverá devolver em dobro ao responsável pelo paciente.

Teresa Britto, afirma que o que lhe motivou a criar esse projeto foi o abuso de muitas unidades de saúde no Piauí. “Esse projeto é muito importante. Lembramos que serão aplicadas as novas normas do projeto em casos de urgência e emergência, para garantir o direito fundamental à vida. Será criminalizado o diretor de hospital que descumprir essa lei. Os hospitais poderão ser descredenciado do Sistema Único de Saúde. Esse projeto foi aprovado por unanimidade nas duas votações”, declarou Teresa Brito.






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES