Lourdes Melo chama PSTU de “abutre” e defende liberdade de Lula

Lourdes Melo chama PSTU de “abutre” e defende liberdade de Lula

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A candidata ao Governo do Piauí pelo Partido da Causa Operária (PCO), Lourdes Melo, foi a segunda a participar da segunda rodada de sabatinas com candidatos nas Eleições de 2018, no Agora da Rede Meio Norte, na tarde desta sexta-feira (21/09). 

A candidata respondeu perguntas dos integrantes do programa, jornalistas Arimatéa Carvalho, Efrém Ribeiro, Ananias Ribeiro e Amadeu Campos. Nos 10 minutos finais, o candidato respondeu questionamentos enviados pelos telespectadores. Sabatina teve duração de 30 minutos.

Lourdes Melo é sabatinada no Agora da Rede Meio Norte

Confira os melhores momentos da Sabatina na íntegra!

Amadeu Campos: Candidata, a duas semanas das Eleições, previstas para o dia 07 de outubro, quais são as estratégias? 

Lourdes Melo: Então, nós do PCO, a gente participa das Eleições sabendo que é uma luta desigual, mas a gente coloca que nesse momento, a gente coloca a Eleição como uma Tribuna de classe para se marcar posição nas Eleições. Nós temos um programa que não é de agora, não é de agora, é de fora das Eleições. A nossa luta é a mesma, o nosso propósito é chamar os trabalhadores para lutar, não acreditar que desde o começo uma Eleição reduzida, uma burocracia muito grande dos Tribunais, e não é agora que nós vamos reverter a situação. Mas o nosso programa é um programa de defesa do presidente Lula que está preso, pela liberdade do Lula e também de lutar contra o golpe para que a gente possa estar revogando todas as medidas que foram feitas pelo gov erro golpista, e isso só é possível com a luta do povo, com o povo na rua, com uma greve-geral, com a  mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade é que a gente pode derrotar o golpe; sem isso, é ilusão você acreditar que a vida vai mudar. 

Ananias  Ribeiro: Candidata, Lula é Haddad? 

Lourdes Melo: Olha, o Lula, nós ficamos desde o começo dessa, que o Lula foi preso da perspectiva de que o Lula fosse impedido de se candidatar, nós defendíamos que o Lula teria que continuar até o fim, que o PT não poderia abrir mão, teriam que fazer a luta. Nós vimos um momento muito bonito quando nós fomos a Brasília o registro da candidatura do Lula, cerca de 50 mil pessoas lá numa lula quase que assim expontânea, e numa revolta, numa determinação, então o Lula é um operário que tem o povo com seu apoio, é conhecido no mundo inteiro. Se o Lula disser “vamos fazer uma greve-geral”, se o Lula chamar o povo para lutar, o povo vai. O Lula tem pressão de luta. O Lula criou o PT, fundou a CUT e naquela época o Lula já fazia greve até mesmo sem...Na clandestinidade. A CUT não era conhecida, e isso mostra que o Lula é diferente do Haddad. O Haddad, ele é o candidato que vai, que estar sendo mantido e acreditamos por um consentimento, porque se eles prenderam o Lula, cassaram a Dilma; a direita golpista cassou a Dilma, prendeu o Lula, então por que que eles vão aceitar o Haddad? Não tem diferença que eu digo assim, de motivos para manter o Haddad e não o Lula. Não querem o Lula porque o Lula é capaz de ganhar as Eleições. 

Ananias Ribeiro: O PCO, então, vota no Haddad? 

Lourdes Melo: Não. Nós fazemos nesse momento a defesa de que a Eleição, ela independente de votos, é tanto que nós não nos preocupamos com voto; nós nos preocupamos com a luta dos trabalhadores. 

Efrém Ribeiro: Quero saber sobre o embate entre a senhora, a candidatada do PSUT, Luciane Santos, e Sueli Rodrigues, do PSOL, onde a senhora acusou o PSTU, que eu não sabia, de golpista. Então tem essa possibilidade de um partido de esquerda também ser golpista? 

Lourdes Melo: Olha, o golpe foi dado, ele continua em andamento e até aproveito para dizer o seguinte, mesmo com as Eleições, haverá o resultado das Eleições, então haverá o aprofundamento do golpe, haverá mais ataques e o que que a gente vê em alguns partidos, partidos dito de esquerda, ditos esquerdistas, no caso do PSTU que você está se referindo, é um partido que se limita a atacar o PT, e defender o Lula preso. Isso é uma coisa até em sentido humanitário muita gente até mesmo discordando da política do PT, acha isso muito errado porque o Lula está preso lá  há quase seis meses e ele está preso de forma sem provas. Ele não fez, não tem nenhuma prova contra o Lula. E ele está preso porque é o único capaz, seguramente, de ganhar as Eleições e eles não queriam que ele ganhasse, e o Lula tem o apoio popular, tem o apoio das centrais sindicais. No caso, da maior Central Sindical, que é a CUT, que tem cerca de cinco mil sindicatos na sua base, do MST, do Movimento Negro, do Movimento de Mulheres e isso faz também com que o Lula tivesse o poder de aglutinar as pessoas para derrotar o golpe.

É por isso que a direita teme o Lula e um partido de esquerda, isso é uma incoerência muito grande. Nesse momento, fazer coro para derrotar o Lula, aprofundar mais, a gente chama até esses partidos que são os partidos abutres, aqueles urubus que só mataram a presa depois de morta. Querem o fracasso do Lula para se aproveitar dos votos que venham sair do Lula, sair debaixo da mesa para tirar proveito, como sendo de esquerda. Isso é uma incoerência. 

Arimatéa Carvalho: Candidata, as pesquisas recentes de intenção de voto mostram o governador Wellington Dias sendo reeleito no primeiro turno, o senador Ciro Nogueira sendo reeleito para o Senado, o ex-governador Wilson Martins disputando a segunda vaga com o deputado federal Marcelo Castro e a lista de deputados estaduais e federais sendo eleita. O problema para haver uma mudança radical é o eleitor? 

Lourdes Melo: Então é justamente isso que a gente coloca, a Eleição é uma eleição viciada, fraudada. A primeira coisa que a gente diz, Eleição sem Lula é uma fraude, não pode ser legitimada. Por outro lado também, o Parlamento que vai ser eleito é um Parlamento não muito diferente do que já existe atualmente: é um Parlamento conservador, que representa as oligarquias, os banqueiros, latifundiários, das chamas bancadas, das bancadas, “bancada da bala”, da “bancada da bíblia”, e a “bancada também do boi”; da “bala”, aqueles latifúndios que matam no campo o trabalhador que luta por suas terras. 

Então a população, que lembro que um tempo atrás o foco da discussão numa Eleição era a fraude do mapismo, mas hoje é assim também. É a compra de voto, principalmente na periferia, onde o povo é mais necessitado, já existe, já está rolando a compra de voto, o mapismo, as famílias já estão entregando o título e com isso a situação, uma forma muito manipuladora, em que a população esteja sofrendo. 

Amadeu Campos: Professora, quais são os recursos que a senhora dispõe, que está usado e que utilizará até o dia da Eleição? Recursos para viagens, reuniões, adesivação, panfletagem. Esses atos operacionais de campanha, de quais a senhora dispõe hoje? 

Lourdes Melo: Essa burocracia do TSE, do TRE também é tão grande que você passa os 45 dias envolvido com registro, papelada e tudo e agora nós estamos na reta final, como aqui foi falado, e o que nós temos, nós somos um partido PCO, Partido da Causa Operária, é um partido centralizado. Toda a nossa campanha é unificada, todo o material é organizado pelo partido nacional. 

Amadeu Campos: Em São Paulo? 

Lourdes Melo: Sim, a sede do partido fica em São Paulo. E aí nós recemos aquilo que é para o Piauí, para o Rio Grande do Sul, para Paraíba, e é assim. E nós recebemos para essa Eleição, para todo o Brasil, cerca de R$ 900 mil, e isso está sendo centralizado pelo partido em nível nacional. Mas nós temos uma forma de fazer a luta, que é a inserção dos trabalhadores nas greves, nos bairros, no dia a dia e também com os nossos panfletos. É panfleto, carro de som, a nossa forma de fazer campanha está sendo com uma caixa de som, um microfone e o nosso material nas praças. E temos também aqui no Jornal, ele fala por nós. É um jornal escrito e que circula de forma  semanalmente, e esse jornal há até quem diga que hoje o jornal escrito não tem peso. Mas tem, sim, porque esse jornal é corpo e corpo que nós fazemos com a população, fora das Eleições e agora nas Eleições. 

Efrém Ribeiro|: Ainda sobre o debate da Uespi, onde a senhora foi questionada sobre as propostas, por que não gosta de falar das propostas para educação, meio ambiente? Eu queria saber o porquê de a senhora não gostar de falar das propostas. 

Lourdes Melo: É porque assim, nosso tempo na televisão, ele é muito pequeno. 

Efrém Ribeiro: Não, estou falando de aqui e agora. Qual sua proposta para o meio ambiente? 

Lourdes Melo: Então o nosso tempo na televisão é muito pequeno, eu só queria fundamentar minha respostas, nós do PCO não fazemos uma Eleição para dizer que é uma mágica, nem para fazer promessas, “olhe, voto em mim que eu vou fazer isso pela população”. Nós temos um programa que é permanente, e o nosso programa, se a gente for falar…

Amadeu Campos: E o que esse programa contempla para o Meio Ambiente? 

Lourdes Melo: Deixa só eu concluir, só para concluir..5 segundos na televisão, o que eu posso falar repetidamente para chamar o povo para lutar é para derrotar o golpe e lutar pela liberdade do Lula. Não dá para se fazer em um programa eleitoral apresentação de um programa, mas, nós temos um programa bem definido. O nosso programa é por trabalho, salário e terra. Esse é o lema. 

Efrém Ribeiro: E sobre Meio Ambiente? 

Lourdes Melo: Sobre meio ambiente nós entendemos que o ataque ao meio ambiente, a degradação da natureza, ela se dá por motivos principalmente dos ataques do agronegócio e das grandes empresas que poluem o meio ambiente. E dentro do capitalismo não tem como você resolver a sustentação ambiental. O que nos defendemos em primeiro lugar é a derrota do capitalismo. A preservação, a defesa do meio ambiente, isso é uma culpa que a própria burguesia degrada, quer fazer com que a gente venha a resolver a questão ambiental, quando eu vou lavar louça lá em casa eu fico preocupada, mas é com o pagamento da água, que é cara. Mas a questão da gente economizar, se nós economizamos, sim, o povo defende uma natureza sustentável. Mas não é o povo que degrada o meio ambiente, são os empresários, os latifundiários, o agronegócio. Então nós precisamos derrotar o capitalismo e acabar com o agronegócio, com as empresas, e transformar a luta do povo de forma mais consciente. 

Arimatéa Carvalho: Candidata, a senhora falou sobre o lema do PCO, voltado para o trabalho. O salário mínimo hoje é R$ 954, e a gente tem uma proposta aí para ficar acima de mil a partir de 2019. O PCO acha esse salário suficiente para um trabalhador brasileiro? Sob uma gestão do partido, qual seria o salário mínimo ideal?  

Lourdes Melo: Nós do PCO, pelo aumento da carestia, pelo aumento dos preços e pelo sofrimento das pessoas, a gente sempre compara o salário baseado no que diz a Constituição. A Constituição diz que você tem que ter um salário para uma família sobreviver e que atenda saúde, alimentação, moradia, como está lá. Então 900 reais não dá para uma família sobreviver. A nossa proposta, enquanto defesa do salário do trabalhador, é de R$ 4 mil. É um salário inicial para que dê para o trabalhador viver, não com luxo, mas com que ele viva atendendo as suas necessidades.

Ananias Ribeiro: Candidata, a senhora afirmou aí que o ex-presidente Lula seria o único capaz de vencer a Eleição contra a direita, é isso? Agora sem o Lula, abrindo mão da candidatura, a Eleição será ganha pela direita? 

Lourdes Melo:Olha, falta uma compreensão aí. O Lula é o candidato capaz de vencer, de mobilizar a sociedade, os trabalhadores em uma luta para derrubar o golpe. O resultado das Eleições, a gente vê que o PT está tendo uma aceitação, e existe uma indefinição ainda. Mas o Lula, sim, estava na frente nas pesquisas, lá na frentes todas as pesquisas de intenção de voto. Ele, sim, ganha, ganharia e também daria sustentação na luta contra o golpe. 

Efrém Ribeiro: Candidata, a senhora defende as mulheres, então a senhora não votaria nas duas mulheres que tem aí, ou não? Tem a Dr. Marina, que é mulher, e a Dr. Vera Lúcia, que também é mulher. 

Lourdes Melo: A Vera Lúcia é assim..Nós, nós, a gente, nós somos um partido classista. Nós nuca, de maneira alguma, votaríamos em partido de direita, o que que a direita quer cada vez mais? atacar a classe trabalhadora. 

Amadeu Campos: Mas a Marina é de direita? 

Lourdes Melo:A Marina, ela é de um partido, ela já esteve no PT, mas ela hoje é uma pessoa de direita e também…

Amadeu Campos: É, ela apoiou o impedimento da presidente Dilma. 

Lourdes Melo: E também a Marina, ela é de um setor muito conservador. Ela tem alianças inclusive com o agronegócio. 

Amadeu Campos: Mas ela não combate o agronegócio? 

Lourdes Melo:Ela combate de forma superficial. De fato, ela tem ajuda de vários empresários de seguimentos da sociedade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES