Teresina é a 5ª capital brasileira em índices de motoristas alcoolizados no transito

Teresina é a 5ª capital brasileira em índices de motoristas alcoolizados no transito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Ministério da Saúde apontam as capitas brasileiras com os maiores índices de motoristas alcoolizados no trânsito. Em primeiro lugar aparece Florianópolis(SC) com 14%, Palmas (TO) com 10,8%, Cuiabá (MT) com 10,3%, Brasília com 10,3% e Teresina com 9,1 %. Ao ano a Escola Piauiense de Transito realiza inúmeras atividades e campanhas educativas, seja na capital ou interior, para conscientização dos motoristas.

Geovana Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito, explica os esforços realizados para diminuir o alto índice de motoristas alcoolizados.

“A gente procura realmente pedir, trabalhar com a consciência de cada um que não tenha esse tipo de atitule. Aliás, não só isso, mas também alertamos para os cuidados com equipamentos de segurança, cuidados básicos. A questão do limite de velocidade é sempre pontuado, a manutenção do veículo. Esses pontos são importantes, chaves, e sempre trabalhado para minimizarmos esse número” , afirmou a diretora.

Apesar das constantes campanhas e blitz realizadas em Teresina e em todo o Piauí, o índice de motorista sob efeito de bebida alcoólica ainda é alto. Entre as autoridades de trânsito, um dos principais fatores que contribui para essa infração são as mudanças no Código Brasileiro de Transito que deixam brecha para diversas irregularidades. É por essa razão que muitos motoristas homicidas estão em liberdade.

Focando na construção de um motorista cada vez mais responsável no trânsito, foi criado, em 2013, o programa “Transito é Cidadania” que se expandiu e é trabalhado nas escolas públicas de Teresina.

“É um programa que procura exatamente desenvolver a escola, os professores a desenvolver ações e projetos voltados para educação no trânsito. O primeiro passo é sensibilizar os profissionais que vão repassar para os alunos que precisam se formar cidadãos conscientes”, disse uma das representantes do projeto.

Os números impressionam

Para se ter uma idéia, em 2012, o percentual de adultos que afirmou conduzir veículos motorizados após consumo de bebidas alcoólicas em Teresina era de 11,4%. A capital brasileira com o maior percentual de condutores de veículos motorizados alcoolizados é Florianópolis (SC), com 14%.

Em segundo lugar está palmas (to), com percentual de 10,8 %, dois anos antes, esse índice era de 14,7%. Em seguida vem Cuiabá (MT), ocupando o terceiro lugar, com percentual de 10,3%, em 2014, mas que era menos em 2012, quando ficou em 10,1%.

Brasília está empatada com Cuiabá (MT), com os mesmos percentuais, na frente de Teresina.

Depois de Teresina vem, em sexto lugar, porto velho (ro), onde 9,1% dos condutores de veículos motorizados afirmaram que tinham consumido bebidas alcoólicas.

No último e 27° lugar entre as capitais está vitória, com 3% dos condutores de veículos motorizados afirmando que estavam alcoolizados. Dois anos antes, esse percentual era de 6,5%.

Lei seca

A boa notícia é que a lei seca vem fazendo efeito, ainda que pequeno, no decorrer dos anos. A presidente Dilma Rousseff, que participou do evento, informou que a lei seca reduziu em 6% as mortes de trânsito no brasil. A meta do país é reduzir 50% das mortes do trânsito até 2020.

A organização mundial de saúde (OMS), apontou que o crescimento das mortes e acidentes de trânsito em todo mundo mostra que é um problema de saúde pública.

Crianças

O brasil reduziu em 36% o número de mortes de crianças (0 a 10 anos) no trânsito na última década. Entre os anos de 2003 e 2013, esse número caiu de 1.621 para 1.054 vítimas. Cerca de 560 crianças foram salvas, sejam as ocupantes de veículos motorizados, sejam as que se deslocam a pé ou de bicicleta.

:::



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES