'Adulteração': Polícia realiza operação para prender donos de sucatas

'Adulteração': Polícia realiza operação para prender donos de sucatas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 08h53

Polícia realiza a prisão de 11 pessoas em operação

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, onze pessoas já foram presas até o momento e dez carros foram apreendidos na operação deflagrada durante a madrugada pela secretaria de segurança pública do Piauí e a Polícia Civil no combate a quadrilhas que fazem adulteração de veículos e falsificação de documentos. 

'Adulteração': Polícia realiza operação para prender donos de sucatas

Por volta das 05h da manhã desta terça-feira (30/06), a Polícia Civil do Piauí deflagrou  a 'Operação Adulteração', com o objetivo de desarticular uma das maiores organizações criminosas que atua no estado do Piauí praticando crimes de roubo e adulteração de veículos, além de falsificação de documentos. Essa ação tem a participação da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polinter e Polícia Militar e ocorre também em outros estados do país.

De acordo com o delegado geral da polícia civil, Riedel Batista, as investigações dessa operação já duram aproximadamente um ano. “O objetivo é desarticular uma associação criminosa que vem praticando o crime de roubo e furto de veículos, adulteração de veículos e falsificação de documentos públicos. Nós já temos 5 prisões, estamos dando cumprimentos a mandados de busca também e participam da operação policiais civis, militares, rodoviários federais e ela se estende no Piauí em Teresina, Parnaíba, Picos e Pedro II e no Brasil em Minas Gerais e no Pará”, declarou.

Um dos suspeitos presos foi identificado como Francisco Severino Araújo, o 'Nenem da Sucata', que segundo informações, utiliza uma chácara que possui no bairro Angelim como desmanche de carros. No momento da busca, carros e munições foram encontrados.

“Nós temos algumas situações tanto em relação aos presos com sucatas, a relação com emplacadores, a relação com revenda de veículos então todas essas pessoas que tem envolvimento na questão do roubo de veículos, falsificação de documentos e adulteração desses veículos estão sendo alvos dessa operação na data de hoje. Durante todo o dia vamos dar cumprimento a vários mandados de prisão e de busca, já prendemos cinco pessoas, encontramos documentos de veículos possivelmente roubados de um posto do Detran no Dirceu no ano passado no ponto de ser levado para falsificação e temos veículos roubados recuperados, em Timon já conseguimos localizar uma fábrica de placas clandestinas e vamos desarticular de vez essa quadrilha que vem atingindo o estado do Piauí, ao todo são 150 policiais envolvidos”, detalhou o delegado.

O secretario de segurança do Piauí, Fábio Abreu, afirmou também que no total são 8 mandados de prisão a serem cumpridos. “Nós já temos casas que foram feitas as buscas e revistas e encontramos muitos DUT’s (Documento Único de Transferência) que faz a adulteração dos carros, eles podem ser do Detran roubados no ano passado, foi feito esse levantamento e nós já localizamos muitos deles em algumas residências. Também encontramos uma máquina em Timon que faz adulteração de placas, até o momento nós temos 4 pessoas presas mas são 8 mandados de prisão para serem cumpridos, entre eles tem donos de auto escolas e sucatas. Acredito que em todo o Estado eles tem conexões mais rápidas, a gente tem o objetivo de fazer com que esses mandados sejam cumpridos e colher informações para a continuação da investigação”, disse.

“As pessoas que fazem roubo de veiculo vendem por um valor muito abaixo do mercado e mais danoso são para as pessoas que compram e vendem fazendo clonagem desses veículos, todos que tiveram contato com essa quadrilha ja estão identificados e serão chamadas para esclarecimento, outras pessoas que tem envolvimento também serão chamadas para esclarecimentos”, afirmou Riedel Batista.

A operação também ocorre na cidade de Parnaíba, e um homem identificado como Márcio, proprietário de uma sucata na Avenida Deputado Pinheiro Machado foi preso nas primeiras horas da manhã autuado pelo crime de adulteração de veículo e formação de quadrilha. O acusado já foi conduzido para a delegacia, o seu irmão, dono de um posto de combustível na Volta da Jurema, também foi preso e com ele foi encontrado um revólver calibre 38 e uma espingarda. De acordo com o delegado geral, a cidade também tem uma grande participação no crime. “Nós temos alguns endereços em Parnaíba para fazer busca e apreensão como também prisões”, falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES