Barragens acumulam água de chuva e impedem cheia da Lagoa do Portinho

Barragens acumulam água de chuva e impedem cheia da Lagoa do Portinho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a chegada do período chuvoso todos pensavam que a Lagoa do Portinho iria voltar a ter o seu exuberante espelho d’água, mas mesmo com as chuvas diárias que atingem a região Norte do Piauí, pouco se viu de diferença na aparência da Lagoa.

Moradores denunciam que as barragens construídas ao longo do rio tem impedido o curso da água. Segundo moradores da região, as barragens foram construídas no ano de 2006, eles relatam que a água descia de maneira constante até chegar na Lagoa do Portinho.

Morador do povoado desde que nasceu, seu Francisco nunca tinha visto a Lagoa nessa situação: “Quando a água vem, cai na barragem, e aí como é que passa? São duas barragens, se não tivesse no meio a água já era para ter ido para o rumo da Lagoa do Portinho. É agua demais, a gente pode até mergulhar que morre afogado, está tudo preso”, disse.

Conhecedor da problemática, o empresário Aluisio Soares, relata que as imagens são esclarecedoras e comprovam tudo aquilo que foi denunciado e debatido nos encontros e em audiências públicas realizadas na Câmara Municipal de Parnaíba.

“As barragens estão prejudicando. As intervenções feitas ao longo da Lagoa estão prejudicando para essa água chegar até a Lagoa do Portinho. Qualquer interferência feita na natureza sem um estudo prévio vai prejudicar”, falou. Com 30 anos trabalhando no local, Aluisio afirma que vai procurar juntamente com os moradores, o Ministério Público visando desobstruir as barragens.









Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES