Candidatos à presidência da APPM debatem seus planos e propostas em entrevista

Candidatos à presidência da APPM debatem seus planos e propostas em entrevista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Piauiense de Municípios – APPM se prepara para eleger sua nova diretoria, dia 02 de dezembro de 2014. O gestor assumirá a associação por dois anos.

O atual presidente Arinaldo Leal prefeito de Vila Nova é candidato a reeleição. A prefeita de Altos, Patrícia Leal (PPS), desistiu da candidatura a presidência da APPM e decidiu compor a chapa de Paulo Martins (PT), prefeito de Campo Maior. A concorrência agora fica entre Paulo Martins, Arinaldo Leal (PSB), candidato a reeleição, e Hélio Rodrigues (PRB), prefeito de Hugo Napoleão.

Na manhã desta quinta-feira (27), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu dois candidatos à presidência, Paulo Martins e Arinaldo Leal. O candidato Hélio Rodrigues avisou que não poderia participar por não se encontrar em Teresina.

Cada candidato teve 5 min para explanar seus planos e propostas. O prefeito de Campo Maior, Paulo Martins começou declarando que agora é a sua vez de presidir um órgão tão importante como a APPM.
“Sou candidato para a presidência da APPM que é a Associação Piauiense de Municípios, e estou muito comprometido com essa causa. Já fiz uma pré-candidatura na eleição passada onde o Arinaldo era candidato em 2012 e ali naquele entendimento eu vi que era o momento do Arinaldo e não fui candidato, tentamos ali unificar uma situação. Agora nesse momento eu me acho preparado para esse cargo para somar com aquela casa, estou com uma vontade muito grande juntamente com o nosso grupo, para criar uma relação boa com os servidores de ter a condição de levar propostas para baixar os custos dos municípios e ao mesmo tempo criar condições para fortalecer cada cidade.

Eu sou candidato na condição de ter um diálogo permanente com os prefeitos para entendermos melhor cada programa federal e estadual, botar pra funcionar as máquinas que são tão importantes para os municípios. Nós temos ali cinco máquinas e é preciso ter ainda mais, mas precisamos criar condições para que elas funcionem no dia a dia. As dificuldades dos municípios 0.6 são principalmente as condições financeiras porque os repasses não são suficientes para manter o custeio da cidade então vamos buscar parceria com o governo do Estado e com o governo Federal. É com esse propósito também que estou indo para a APPM, pedindo os votos dos prefeitos do Piauí para que possamos fortalecer esse movimento. Então essa é a minha intenção em relação a esse órgão que mobiliza os prefeitos do Estado na causa social”, declarou.

DESAFIOS ENCONTRADOS
“O aumento do repasse que já foi conquistado para 1%, mas temos o pacto federativo que vamos continuar brigando por isso, temos que forçar juntamente com o Senado Federal essa questão da reforma política, não dá mais para ter eleição de dois em dois anos. São bandeiras nacionais como o pré sal, a reforma política, tributária que todo mundo tem que ter, mas temos que ter uma bandeira a nível de Estado também, queremos ser o protagonista da porta de entrada tanto do Governo Federal como do Estadual”, disse o candidato.

PROPOSTAS
“ Nós vamos trabalhar na saúde, queremos estipular a criação da implantação do SAMU em todos os municípios, nós temos 11 propostas importantes. Criar condição dessas máquinas funcionarem no dia a dia, máquinas essas que o custeio mensal é R$ 50 mil, e esse custo é muito elevado pra um município 0.6 aguentar, e essas máquinas constroem açudes, fazem estradas muito mais do que as ações do Estado. Vamos reduzir o custo do Estado ao mesmo tempo colocar dinheiro para o município. Por isso eu quero ser o candidato dos prefeitos para que possa dirigir naquela casa”, finalizou.

 

O candidato Arinaldo Leal, também teve tempo para declarar suas propostas e planos para a reeleição no cargo. O prefeito de Vila Nova destacou os seus trabalhos que vem sendo feito ao longo desses dois anos, e falou o que pretende continuar fazendo pelos municípios piauienses.

“'Eu assumi a APPM há dois anos atrás com o propósito de melhorar a imagem do gestor municipal, até então nos próprios veículos de comunicação a imagem do gestor era distorcida. Nosso propósito era melhorar a capacidade de gestão dessas pessoas porque nós sabemos que uma gestão municipal não é apenas quem está na frente e sim toda uma equipe. E ao longo de dois anos nós melhoramos isso através de cursos que a APPM fornece aos gestores e sua equipe. Através da aproximação da APPM com os órgãos de controle.

Nós buscamos parcerias com esse órgãos, como por exemplo com o Tribunal de Contas. Recentemente nós conseguimos junto com o Tribunal a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal que foi um grande ganho para os municípios piauienses. No Brasil só 3 estados conseguiu isso, que foi o Piauí, Minas Gerais e Espírito Santo. Isso desafogou muitos prefeitos porque muitas vezes o prefeito é condenado por um crime que não cometeu.

Também lutamos e graças ao Congresso Nacional conseguimos aprovar mais 1% para o FPM. A constituição de 88 destinou 22,5% do que é arrecadado de imposto de renda para os municípios, e o deputado Júlio César conseguiu aumentar mais 1%. Estamos lutando junto com a OAB para conseguir destravar a questão dos royaltes do petróleo na bancada federal, então daqui para frente nós queremos trabalhar na questão da incrementação de receita já que nós sabemos que a lei obriga que os municípios tenham arrecadação, então nós colocamos um dos prefeitos que mais entendem isso na nossa chapa onde ele vai gerenciar todo esse projeto, melhorando o ICMS, melhorando as receitas propostas, então a nossa ideia é que a APPM seja a voz dos municípios, que possa fazer as parcerias com o governo do Estado, com o Governo Federal que nós fizemos nesses dois anos”, destacou.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES