Defensor Público do Estado declara em entrevista quais os pré-requisitos para a escolha do novo ouvidor

Defensor Público do Estado declara em entrevista quais os pré-requisitos para a escolha do novo ouvidor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (21/01), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o defensor público e presidente da Comissão Eleitoral, João Neto, para falar sobre o processo de escolha do Ouvidor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí. A decisão acontece hoje no auditório do  Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart), às 15h. Na oportunidade será apresentado o Edital Nº 001/2015, da Comissão Eleitoral, com os critérios para formação da Lista Tríplice. O auditório do Prodart fica localizado no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, na Praça Pedro II, Centro de Teresina.

“Não é comum a gente trazer alguém de fora da instituição para ocupar o cargo de ouvidor e a gente sabe a importância que tem para essas instituições e para qualquer órgão você ter uma ouvidoria organizada, porque é a partir dessa ouvidoria que você consegue inclusive melhorar os serviços daquela instituição. Então o objetivo desse processo é escolher um ouvidor, ele vai ser indicado pelos movimentos sociais porque isso é uma imposição da lei, tem que partir da indicação dos movimentos que compõem a sociedade civil, e a gente dá a oportunidade para que esses movimentos possam inserir alguém dentro da nossa instituição para que a gente possa democratizar a defensoria”, afirmou ele.

Sobre a estrutura de trabalho que o ouvidor terá, o defensor destacou. “O ouvidor que for eleito vai exercer um mandato de dois anos, é um cargo remunerado, a defensoria vai oferecer uma estrutura adequada para que ele possa exercer o trabalho dele, com equipe de apoio”, disse.

Ao ser indagado sobre os pré-requisitos básicos para a escolha, João Neto afirmou. “Como ele vai ocupar um cargo público, ele vai ter que cumprir os requisitos básicos de quem deve ocupar, apresentação de certidões cíveis e basicamente talvez o principal requisito seja a ligação com o movimento social. Esse candidato precisa provar que atua em alguma das áreas relacionadas a defensoria pública. A defensoria já atua na defesa da Criança e do Adolescente, na defesa do Consumidor, na defesa do Idoso, da Saúde, defesa da mulher, então essa pessoa que vai ocupar esse cargo tem que provar a ligação com alguma dessas áreas”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES