Delegado James Guerra fala sobre o grande aumento de homicídios registrados no Piauí

Delegado James Guerra fala sobre o grande aumento de homicídios registrados no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra, esteve nos estúdios do Bom Dia Meio Norte na manhã desta quarta-feira (23), para falar sobre o crescente número de homicídios registrados na capital e no interior neste últimos meses.

O delegado afirmou que os números assustam, e os assassinatos são cometidos sempre pela mesma pessoa. "O mês de junho foi o mais violento até agora, com 56 homicídios. Isso representa um grande aumento, e nós temos vários motivos, a questão das drogas, a falta de polícia efetiva para a juventude, ou a violência doméstica como o marido que mata mulher, irmão que mata irmão. O problema que estamos enfrentando é que quando você consegue o mandato de prisão para um elemento, o autor do homicídio já foi assassinado, então se tem uma constante situação em que as mesmas pessoas que fazem o homicídio se tornam vítimas depois. Mais de 80% dos casos são cometidos por jovens com menos de 25 anos, ou seja, o homicídio está diretamente relacionado com a juventude. De cada 100 assassinatos, 5 são de pessoas que não tem envolvimento com o crime, a maioria tem e a maioria é de usuário de drogas. Aquele caso da moça que foi estripada, foi uma situação de consumo exagerado de drogas e com uma discussão acabou matando a vítima. O numero de homicídios de arma de fogo diminuiu comparado ao de arma branca, porque está ocorrendo muito homicídios ocasionais, ou seja, homicídios não planejados, que começam com uma discussão.

Sobre a situação do bairro Promorar, o delegado afirma que o que ocorreu não foi a diminuição do homicídios e sim a migração para outro bairros."Quando a polícia militar ocupou a área do Promorar, para o bairro foi muito bom, mas o que acontece é que não houve a diminuição dos homicídios, o que acontece é que eles migraram para outras áreas. A a diminuição da criminalidade não passa só da ação policial, não temos estrutura para colocar a polícia em todos os pontos e nem é a estratégia mais inteligente. No interior fizemos a última operação na cidade de Alagoinhas, onde foram presos 6 criminosos por tráfico de drogas, lá é um município que tem uma grande concentração de pessoas que vivem de pistolagem, e vamos continuar trabalhando tanto no interior como na capital", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES