Deputado estadual eleito, Fábio Novo destaca o crescimento do Nordeste durante o governo atual

Deputado estadual eleito, Fábio Novo destaca o crescimento do Nordeste durante o governo atual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual eleito pelo PT, Fábio Novo, esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte, onde fez uma análise da reeleição da presidente Dilma Rousseff em números e destacou o crescimento do Nordeste durante o governo.

'Não foi o Nordeste que deu a eleição para a Dilma, eu fiquei estudando os números até meia noite. A Dilma ganhou a eleição em 15 Estados, o Aécio ganhou em 12. Em São Paulo se esperava 12 milhões de votos de maioria, deu 6. Se a gente for dividir por regiões, o Aécio ganhou no Sul do país, nos três estados, e ganhou em todos os Estados do Centro-Oeste. A Dilma ganhou no Nordeste e no Norte, só que no Norte a Dilma ganhou em 4 estados e o Aécio ganhou em 3. No Sudeste são quatro estados, o Aécio venceu em São Paulo e no Espírito Santo, a Dilma venceu no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Aécio ganhou no maior colégio eleitoral do país que é São Paulo, Dilma ganhou em Minas que é o segundo maior colégio eleitoral do país, então mostra que a eleição foi equilibrada, não foi só o Nordeste. Na verdade o Sudeste que se diz tão esclarecido, São Paulo que faz tantas críticas ao Nordeste, não deu os votos que o Aécio esperava, porque se esperava 12 milhões de votos de maioria. O Nordeste não mudou de posição, o Nordeste se manteve desde a eleição do Lula com a mesma posição”, declarou.

O deputado citou vários motivos para a Dilma ter tido tantos votos na região. “Porque que o Nordeste votou em Dilma? O Nordeste votou em Dilma porque nós estamos em um ciclo virtuoso, a partir do governo do presidente Lula pegue os números e os dados que você vai perceber o quanto nós avançamos, nós reduzimos a miséria. O Nordeste cresce acima da média nacional para diminuirmos essa distância com o Sul e com o Sudeste então está correta a política de investimentos do governo federal no Nordeste.

A nossa Universidade Federal tem 45 anos, e eu vi o reitor da Universidade Federal pedir voto para a Dilma, ele me contou: 'Fábio nós temos dois momentos na universidade, em 2005 era a Universidade Federal de Teresina e de 2005 para cá nós temos a Universidade Federal do Piauí. Os cursos de Parnaíba foram ampliados em sete, criou-se mais sete em Picos, abrimos a Universidade Federal em Floriano e em Bom Jesus, concluímos o Hospital Universitário. Agora no mês de setembro eu participei da aula inaugural do curso de medicina em Parnaíba, e vou participar agora no mês de janeiro da aula inaugural do curso de medicina em Picos.

Vamos mais adiante, a Universidade Federal do Piauí tinha 8 mil alunos matriculados por ano, agora é 45 mil alunos matriculados por ano. As escolas técnicas federais do Piauí tem 100 anos, nós só tínhamos duas, agora são 19. Nós só tínhamos 5 mil jovens piauienses que tinham acesso a essas escolas, hoje são 50 mil, isso é uma diferença gritante.

O nosso Estado em 2003 tinha um PIB de 7 bilhões, que é a riqueza que o estado produz no ano inteiro, quando o Wellington deixou o governo nós já tínhamos mais do que dobrado, estava em 22 bilhões e hoje está em 30. Qual é o estado do Brasil que em uma década triplica o seu PIB? Nós vamos para o conceito de grande obra, que na minha avaliação é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Mas falando em obras, como era sair de Teresina e ir para a Parnaíba em janeiro de 2003? como era a estrada daqui para lá? Como era ir para Floriano, Picos, Bom Jesus. Nós mudamos a cultura, hoje nós estamos iterando a ideia de que você trafega em boas estradas pelo Piauí. O nosso estado tinha apenas 67 ligadas por asfaltos e todas eram esburacadas, nós recuperamos tudo isso e deixamos apenas oito cidades sem ligação asfáltica.

Ao ser indagado sobre como eles esperam encontrar o governo em janeiro, o deputado afirmou. “Nós temos que fazer uma força tarefa até dezembro para que o estado cumpra com o seu papel legal de nos repassar a partir de janeiro a administração minimamente funcionando,com folhas de pagamento em dias, hoje nós já temos situações de terceirizados atrasados, tem que ver a questão das obras, nós tivemos empréstimos para obras que precisam ser examinados como ficou essa situação. Eu temo porque não tenho conhecimento dos dados, agora que passou a eleição todo mundo vai se debruçar sobre esses dados porque é dever constitucional nosso examiná-los e fazer com que eles sejam os mais transparentes possíveis para saber qual o terreno que estamos pisando”, finalizou.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES