Empresários desviam água dos canais e causam assoreamento da Lagoa do Portinho

Empresários desviam água dos canais e causam assoreamento da Lagoa do Portinho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (08/01), o vereador da cidade de Parnaíba, Carlson Pessoa falou em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, sobre o problema da grande seca que assola a Lagoa do Portinho, grande ponto turístico do Estado do Piauí.

De acordo com ele, o fato se deu por uma soma de acontecimentos que hoje atingem o local. “Esse problema da Lagoa do Portinho não foi só agora, isso já vem acontecendo no período da estiagem, há quatro anos seguidos. As dunas avançaram e fechou um dos principais canais que era o abastecimento do rio Portinho. O outro problema é o represamento das águas do rio Márruas, que vem do outro lado, pela BR-402 no Ceará, naquela área temos várias denúncias de represamento de águas que abastece a Lagoa do Portinho em uso para benefício próprio. A soma de tudo isso, o fechamento das dunas e o represamento feito por pessoas causou todo esse problema”, afirmou ele.

Ainda segundo ele, a solução para essa problemática não é impossível. “A lagoa abastecida pelas marés altas pode ser resolvido pelo abastecimento da água. Basta ter um entendimento dos municípios de Parnaíba e Luís correia com o governo do Estado, juntamente com o tabuleiro litorâneo. A outra saída também é a desobstrução das duas, o que não é caro e não é coisa para um ano de trabalho. Duas semanas de intenso trabalho resolve o problema”, declarou o vereador.

“Não tem mais água em toda a extensão da lagoa, eu não entendo como é que não existe a atuação dos órgãos competentes em uma situação dessas. A Lagoa do Portinho é um patrimônio do Piauí, não é só de Parnaíba ou Luís Correia, a gente precisa abrir os olhos. Tem gente que chora de tristeza, se ajoelha e pede a Deus. E nós não podemos ficar impotentes sem poder fazer nada. Hoje eu estou entregando ao presidente da Câmara um requerimento solicitando uma audiência pública para falar sobre o caso, convocamos o executivo, o legislativo e até nossas representações no senado. Temos que saber o que podemos fazer”, finalizou.







Fotos: CostaNorte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES