Estudantes ganham beneficio para concluírem o ensino médio

Estudantes ganham beneficio para concluírem o ensino médio

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) realizou uma solenidade nesta quarta-feira (24), no Palácio do Karnak, para lançar o programa Poupança Jovem, que concederá bolsa de R$ 1.500,00 para os alunos concluírem o ensino médio. A proposta tem o objetivo de reduzir a evasão escolar e será executado nas 44 cidades do Piauí com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“É uma alegria muito grande participar disso, foi um projeto pensado e conseguido pela área de ensino, é um incentivo educacional, grande desafio no Brasil porque a evasão é altíssima e mais ainda no Nordeste, o nosso foco enquanto secretaria é proporcionar e fazer com que os nossos alunos possam concluir o ensino médio, não que a gente não atue no ensino fundamental mas o foco é o ensino médio”, disse a secretária.

Os recursos serão disponibilizados por empréstimo com o Banco Mundial e a operacionalização por convênio com o Banco do Brasil. No total, serão utilizados R$ 35,5 milhões para executar o programa entre os anos de 2015 a 2019. “Nós conseguimos através de uma operação de crédito junto ao Banco Mundial e escolhemos os municípios com maior extrema pobreza”, declarou ela.

“A maioria desses jovens deixam de estudar para ajudar no rendimento da família, saem daqui para São Paulo em busca de emprego então nós procuramos mapear esses municípios. Para início são 44 mas no final em 2019 quando encerra o programa nós vamos chegar a 77 municípios, contemplando 18 mil estudantes. Mas para ele receber de forma integral ele tem que concluir os estudos, ele recebe apenas 40% no primeiro ano e no segundo ano e recebe de forma integral quando terminar o terceiro ano. Isso é fundamental para preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho e capacitar para o vestibular, eles se sentem motivados porque na medida em que eles concluem o ensino médio tem todo um incentivo para a questão do Enem. Ainda mais em educação que é um investimento, tudo que você fizer em educação é investimento, isso volta para esses alunos, tudo isso tem que ser pensado em uma grande prioridade”, afirmou Rejane Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES