Grupo de peixe-bois é monitorado por projeto sustentável em Cajueiro da Praia

Grupo de peixe-bois é monitorado por projeto sustentável em Cajueiro da Praia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O último município do litoral do Piauí, Cajueiro da Praia, tem uma história que sempre andou paralela à belezas naturais. A presença da biodiversidade abrange vários tipos de peixes, aves e plantas.

Outra coisa que encanta, é a presença do peixe-boi que é monitorado por técnicos do Projeto Pesca Solidária. Eles utilizam um aparelho que consegue identificar a presença do peixe-boi a uma distância de até 30 metros. “Ele é muito útil na forma como nós monitoramos. Conseguimos capturar imagens em tempo real, e essa contribuição determina a abundância de peixe-boi e outros animais”, disse a bióloga Liliana Souza.

O peixe-boi pode atingir até 4 metro de comprimento e pode chegar ao peso de 600 kg. Nos estuários dos rios Timonha e Ubatuba, no Piauí, os pesquisadores já registraram a presença de 24 desses animais, mas acredita-se que esse número possa ser bem maior, devido aos recentes nascimentos de filhotes. Na área dos poços naturais, local propício para a reprodução dos peixes, a profundidade do rio pode chegar aos 16 metros.

Os animais são traídos por uma grande área de vegetação, que é usada na alimentação. Eles são monitorados diariamente pelos pesquisadores do Projeto Pesca Solidária. Eles passam parte do dia se alimentando e outra parte dormindo. A população de Cajueiro da Praia tem sido beneficiada com o Projeto Ambiental Pesca Solidária que incentiva pesca e atividades sustentáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES