“Me choca o grande número de maus-tratos aos idosos”, diz delegada Daniela Barros

“Me choca o grande número de maus-tratos aos idosos”, diz delegada Daniela Barros

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (13/03), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios a delegada Daniela Barros da delegacia do idoso da Polícia Civil do Piauí, que falou sobre o crescente  número de ocorrências envolvendo os idosos como vítimas, e o que fazer para tentar evitar esses crimes.

“O que mais me impressionou ao chegar na delegacia, que é uma delegacia de suma importância é as ocorrências envolvendo os idosos que são enormes. Eu cheguei lá em janeiro e com pouco tempo que eu estou lá já tem mais de 300 ocorrências contra o idoso. A grande maioria e o que me surpreendeu é aquele que eu denomino de violência patrimonial contra o idoso, alguma forma de violência que lese o idoso, desde estelionato, furto, o mais variado tipo de golpe, enfim”, disse ela.

A delegada destacou ainda que um dos principais envolvidos é a própria família. “O familiar, ou alguém responsável pelo idoso além de se apropriar dos patrimônios do idoso, leva ele ao abandono. A gente percebe que é uma vítima tão sensível que hesita muito em denunciar os maus tratos que sofre, ele prefere suportar, aceita facilmente. Tem momentos que eu me comovo muito na delegacia”, declarou a delegada.

“O idoso tem um atendimento prioritário garantido pela lei, mas a grande questão é que o trabalho tem que começar dentro da família, no respeito aos mais velhos. O que eu percebo na delegacia é que a questão patrimonial de fato é onde eles são as maiores vítimas. Eu tenho quase que 70% das ocorrências voltadas a pratica de estelionato no idoso, são golpes como bilhete premiado, trocas de cartões de crédito”, afirmou.

Daniela Barros disse ainda que vai continuar mantendo a mesma linha dura de sempre. “Nós temos muitas ocorrências relacionadas a prática de fraudes na concessão de empréstimos consignados, então ontem eu fiquei muito feliz que eu consegui, questionei o banco e a idosa foi receber os valores cobrados indevidamente. Agora tem um caso que está me chamando atenção é os maus tratos praticados por familiares, por filhos que deveriam ter a responsabilidade de cuidar e dar amor ao idoso e na verdade se apropriam  do dinheiro fazendo maus-tratos, e isso me choca cada cena que eu vejo”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES