Pense Piauí: Caravana desenvolve ações e promove o desenvolvimento em Cocal dos Alves

Pense Piauí: Caravana desenvolve ações e promove o desenvolvimento em Cocal dos Alves

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante muito tempo o Piauí não se posiciona bem nos indicadores que marcam vários quesitos como economia, desenvolvimento, estruturas. Mas sempre existe pessoas prontas para mudar essa realidade e obter melhores resultados em busca do melhor para o nosso Estado. Pensando nisso um grupo de profissionais de diferentes áreas criou o ‘Pense Piauí’ que tem como objetivo promover a mudança e oferecer seus conhecimentos obtidos em diversas cidades do Estado.

Profissionais de meio ambiente, educação, saúde se reuniram na manhã desta sexta-feira (04/09) para pegar estrada rumo a Cocal dos Alves e lá explanar todas as suas ideias com pessoas do município.

Um dos integrantes, o juiz federal, Carlos Augusto, afirmou que é um prazer fazer parte do grupo que tanto luta para promover o desenvolvimento do Estado. “Estamos aqui reunidos, a sociedade civil as instituições também, no sentido de estruturar essas lideranças no Estado e promover a reprodução desses bons exemplos que é o caso de Cocal dos Alves, o professor Amaral conseguiu formar um grande time e esse time hoje tem projeção nacional, então porque não vamos conhecer e não vamos dar esse apoio a esse exemplo? Nós da justiça federal, do judiciário brasileiro, temos que ter um compromisso com o desenvolvimento humano, esse direito é universal já reconhecido pela ONU e os magistrados no Brasil tem que se envolver com o desenvolvimento e para isso estamos aqui começando a semear as primeiras tratativas no sentido de trabalhar a Justiça nas escolas. Queremos que os juízes do interior comecem a prestigiar os diretores de escolas fazendo reuniões com os promotores, com os agentes dos controles sociais e das contas públicas no sentido de acompanhar a vida nas escolas, tudo começa com a pedagogia”, ressaltou.

O neurocirurgião, Benjamim Vale, também explanou sua gratidão. “Qualquer eixo que nós abrimos em discussão temos que passar pelo eixo ambiental, econômico e social. Esses três eixos são os pilares de crescimento e desenvolvimento da sociedade, nós que estamos aqui que temos conhecimentos, que chegamos na escola temos que ter um compromisso social de devolver um pouco do muito que a sociedade nos emprestou”, destacou.

A representante do IBAMA, Eugênia Medeiros afirmou que é muito bom apoiar a iniciativa de visitar Cocal dos Alves. “Lá eles fazem um trabalho magnífico e ver a questão da inserção ambiental que é primordial para nossa sociedade é muito bom, então em Cocal dos Alves nós temos uma brilhante experiência de educação e queremos falar do ambiente para sensibilizar a todos”, disse.

Pedro Alcântara, representante dos professores que tem como objetivo compartilhar os seus conhecimentos sobre tecnologia para os alunos da cidade afirmou que é um grande orgulho para todos os envolvidos. “É um orgulho para a gente, de modo geral o  Piauí não tem tanto destaques nos indicadores, mas nesse quesito educação nós sempre fomos pioneiros e agora é a hora da gente tentar transformar esses jovens que tem um bom raciocínio lógico em produtores de conhecimento, fazer com que eles sejam criadores de grandes tecnologias e gere muitas riquezas, esse é o objetivo da minha presença já que eu sou ligado a área tecnológica”, afirmou.

A apresentadora da Rede Meio Norte, Maia Veloso, também faz parte do grupo e destacou a sua importância. “Essa caravana já existe a partir de articulações do desembargador Carlos Brandão como outras pessoas de outros setores do Estado que são  preocupadas e comprometidas com a educação, o que é importante pensar é que a partir dessa mobilização de vários segmentos nós podemos fazer algo mais. A gente vive dizendo que  a educação não esta bem, que o desenvolvimento do Estado depende de uma educação de qualidade só que nós precisamos fazer nos setores em que nós atuamos o que é importante e todos nós podemos colaborar. Vamos para trocar ideias, vamos para conhecer, passar conhecimento, o Piauí precisa encontrar modelos que dá certo, eu acho que esse é o grande pensamento, eu me sinto honrada em fazer parte disso e é um caminho sem volta”, declarou ela.

O ambientalista e ecologista, Alcide Filho, também dará sua contribuição na caravana. “O que nós compreendemos é que estamos amplificando uma determinação e uma escolha com educação, com a presença voluntária de pessoas do mais elevado nível de conhecimento, se doando, se entregando e levando a maior referência do Estado do Piauí”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES