Polícia descobre financiamentos de veículos de luxo com documentos falsos no Piauí

Polícia descobre financiamentos de veículos de luxo com documentos falsos no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, através da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e do Núcleo de Inteligência cumpriu, no último final de semana a prisão de Janayna Antônia de Macedo Pereira e Kallyandro Araújo Silva por conta dos mandados de prisão temporária em razão de um grupo criminoso responsável por praticar crime de estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica e associação criminosa, em uma concessionária de veículos de luxo em Teresina. O acusado de chefiar a quadrilha Roberto Lima de Carvalho se encontra foragido.

A investigação teve início após a comunicação do fato ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu, e este designou, em caráter especial, o Delegado Matheus Zanatta para comandar o caso, que passou a atuar com apoio da equipe de investigadores da DEPRE.

Durante as investigações, ficou constatado que o esquema consistia em financiar veículos de luxo utilizando documentos de laranjas. Cerca de dez carros foram identificados até agora como tendo sido adquiridos nessa prática criminosa, sendo sua maioria da marca Mercedes Benz.

Os criminosos tiveram suas prisões temporárias decretadas pela Central de Inquéritos de Teresina, bem como foram recuperados até o presente momento dez veículos de luxo.

Na manhã desta terça-feira (15/09), o delegado Matheus Zanatta esteve nos estúdios do programa Bom Dia Meio Norte e falou sobre o caso juntamente com as prisões.

“Os proprietários desses veículos são fantasmas, são laranjas que nós não conseguimos fazer a identificação deles, a fraude era muito bem feita, era tão bem feita que o banco Mercedes nos comunicou oito carros inicialmente e através das investigações nós conseguimos identificar outros veículos, pode existir mais carros nessa fraude, peço que as pessoas que não compraram diretamente da concessionária ou que estejam em dúvida da legalidade compareçam a delegacia de entorpecente para fazer averiguação. Novas prisões podem acontecer, as investigações estão quase concluídas mas temos algumas coisas para esclarecer”, afirmou o delegado.

Ainda de acordo com Zanatta, os acusados do crime que já estão presos é a esposa de um homem identificado como Roberto que é o principal envolvido na fraude e um funcionário de uma concessionária. Um outro envolvido identificado apenas como Cacá foi preso mas se encontra em liberdade. “Eles diziam o tempo todo que eram vítimas, mas eu nunca vi uma pessoa comprar um carro que vale R$ 170 mil por R$ 40 mil e achar normal. Nós fizemos uma grande linha de investigação e constatamos que o Roberto intermediava toda a fraude e o Cacá fazia a revenda desses veículos. Inclusive, o Roberto se encontra foragido e quem tiver informação dele peço que entre em contato com a polícia”, pediu.

“Esse funcionário preso logo depois que foi descoberta a fraude ele pediu demissão, nós conseguimos angariar através de depoimentos que ele estava envolvido, pedi a prisão temporária dele e no domingo nós cumprimos a prisão no bairro Planalto Ininga, com a sua prisão, ele esclareceu como era a fraude. A esposa do Roberto não ajudou em nada, ela protegeu ele a todo momento, não deu nenhuma informação, os familiares não sabiam que ele praticava essas fraudes. No entanto, no começo de 2015 ele começou a andar com carros importados, ele é natural de Teresina, sempre morou na cidade e conseguiu se inserir na alta sociedade de Teresina conseguindo amizades repassando esses veículos”, declarou o delegado.

O delegado afirmou ainda que a polícia já identificou um advogado que estava na posse de um desses veículos. “Ontem ele foi ouvido, ainda estamos verificando a boa e má fé dele, se for comprovado a má fé ele será indiciado por receptação. Nós já estamos entrando em contato para angariar um local para fazer o depósito desses veículos”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES