Procurador do Estado esclarece sobre a possibilidade do não recebimento do 13° salário

Procurador do Estado esclarece sobre a possibilidade do não recebimento do 13° salário

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (28), o programa Bom dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o procurador do Estado, Kildere Rone, que falou sobre a ameaça do não recebimento do 13° salário, e a situação do ICMS do Estado.

“Eu sou servidor público e também tenho a mesma preocupação de receber o meu 13° salário. E das reuniões que eu tenho participado com o nosso Secretário de Fazenda e de administração há uma previsão de entrada e de despesas para o fechamento das contas. De forma que se mantendo essa previsão, o equilíbrio dessas contas está assegurado o pagamento, essa é a informação que eu tenho ouvido em todas as reuniões que eu tenho participado.

Houve uma preocupação ontem com a questão da antecipação de receita do ICMS. Nós vivemos no final do mandato do governador Zé Filho e como todo mundo sabe, a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite você deixar restos apagados para o governante seguinte, então essa foi uma política adotada pelo nosso Secretário de Fazenda, ele que é um servidor de carreira, juntamente com a equipe dele, vislumbrou a possibilidade de se antecipar ICMS, isso é uma faculdade não é uma imposição, e aí ele recebe o desconto”, disse.

Sobre os descontos previstos no ano, o procurador detalhou. “O decreto que prevê a antecipação oferece um desconto dependendo de ser recolhido no 1° decênio, ou no 2° decênio. Ele fala em 6% o primeiro decênio de apuração em dezembro de 2014 e no 2° um desconto de 5%, o 3° decênio não haveria desconto porque não haveria antecipação.

É importante esclarecer que essa medida, ao contrário do que se veicula, é previsto no código tributário nacional e nesse particular o nosso Estado conseguiu a anuência do Confaz, que é o Conselho de Política Fazendária dos Estados, a união de todos os Secretários de Fazenda, junto com Secretário da Receita Federal. Há participação da procuradoria da Fazenda Nacional nesse conselho. E essa decisão só é possível se houver a unanimidade dos membros do conselho, ou seja, não é uma coisa anormal”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES