Roteiro de viagem: Delta do Parnaíba é considerado um paraíso ecológico e encanta turistas

Roteiro de viagem: Delta do Parnaíba é considerado um paraíso ecológico e encanta turistas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dunas que avançam em direção ao rio e aos povoados da região levadas pelo vento. Manguezais com árvores de até 30 metros de altura, e uma biodiversidade que abriga centenas de espécies em mais de 70 ilhas nos 2.700km quadrados. O Delta do Parnaíba é o único delta das Américas que deságua no Oceano Atlântico.

No passeio tradicional a saída é do Porto dos Tatus, município de Ilha Grande do Piauí, distante 346km ao norte da capital Teresina. O guia turístico responsável pelos passeios explica o trajeto. “Percorremos o Tatus um pouco mais a frente pegamos o rio Parnaíba, onde fazemos o Igarapé dos Periquitos”, afirmou.

Ao redor do Delta, são 5 rios ao todo: Igaraçu e Parnaíba pelo lado piauiense. Caju, Tutoia e Carrapateira pelo lado do Maranhão.

No Igarapé dos Periquitos são 6km com vegetação de mangues com raízes aéreas, local propicio para os caranguejos que são conhecidos como corredeiras ou sararás e outros são conhecidos como Uças, famoso nas mesas dos restaurantes. Segundo o guia, são 5 mil catadores trabalhando na região. Anualmente são 20 milhões de caranguejos retirados do Delta.




No local, a pesca é uma das alternativas de sobrevivência por ser isolado da civilização. “Pegamos uns peixes para garantir o almoço para a família”, afirma Francisco das Chagas Silva, que é pescador na região.

O Rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras. Após conhecer o Delta, os turistas mostram satisfação com o que veem. “É um passeio que eu acho bonito, hoje é um dos pontos importantes e marcantes em Parnaíba. Em Portugal nós não encontramos isso. O Brasil é o Brasil”, declara um casal de turistas de Portugal.

As opções para quem vem de fora são variadas e de fácil localização. Na Pousada Vila Parnaíba o turista desfruta de um ambiente agradável bem no Centro da cidade.










Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES