Secretário de Justiça afirma que audiência de Custódia vai reduzir superlotação nos presídios

Secretário de Justiça afirma que audiência de Custódia vai reduzir superlotação nos presídios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (17/06), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de justiça do Piauí, Daniel Oliveira, que falou sobre a audiência de custódia que vai reduzir a superlotação nos presídios do Estado.

“Temos trabalhado várias ações na secretaria de justiça em parceria com outros órgãos e instituições e recentemente firmamos um convênio do Tribunal de Justiça com Governo do Estado do Piauí na implantação de um projeto inovador que é a chamada audiência de custódia, vem para melhorar. O Piauí é o 4º ou 5º estado do Brasil a implantar esse convênio”, declarou.

Sobre como funciona essa audiência, o secretário destacou. “Vai ser iniciado em julho sob a coordenação do grupo de monitoramento dos presos provisórios vinculado ao Tribunal de Justiça órgão que também recebe as diretrizes do conselho nacional de justiça e coordenado pelo desembargador Erivan e pela corregedoria através do desembargador Sebastião então tivemos essa agenda positiva tratando essa estratégia. Hoje a polícia faz uma abordagem ou um flagrante, manda para a Central de flagrantes, lá o delegado autua e encaminha para a Central de Inquéritos, o juiz analisa se mantém ou não a prisão no prazo de lei e se não mantém normalmente expede-se o alvará e da Central de Flagrantes mesmo ela é liberada. Não sendo liberada fica naquele dilema também, guardou vaga, faz o planejamento para inserir a pessoa dentro de uma das unidades prisionais do Piauí. Quando essa pessoa entra normalmente só vai se apresentar ao juiz 6 meses depois, ou um ano. E agora o Piauí vai inovar e antecipar esse primeiro contato com o juiz que vai demorar de 24h a 48h é uma experiência que acredito que esses projetos devemos trazer para o Piauí”, afirmou Daniel Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES