Secretário Estadual do Meio Ambiente destaca em entrevista os problemas da Lagoa do Portinho

Secretário Estadual do Meio Ambiente destaca em entrevista os problemas da Lagoa do Portinho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (20/01), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, para falar sobre as atitudes que pretende tomar nos mais diversos problemas do Estado.

“Seja transferindo as competências, ou o que é permitido pela legislação ambiental que atividades econômicas de pequeno impacto ambiental de pouca complexidade possam ser licenciados pelos municípios já temos treze municípios, prefeituras, treinados por técnicos , para fazer esse tipo de trabalho. Uma unidade móvel também pode ser pensado, mas eu acredito que levar esse licenciamento para os municípios desde que essas cidades criem os órgãos gestores ambientais já desafoga um pouco o trabalho de licenciamento, agora é preciso ter um planejamento estratégico eficiente para que a gente não atropele a legislação”, disse.

Sobre os problemas de liberação das licenças, o secretário falou. “Nós não temos apenas atividades econômicas de grupos empresariais ou pequenas empreendimentos econômicos, nós temos toda uma gama de obras e serviços do Estado de outras secretarias que dependem de um licenciamento ambiental, então as próprias obras do Estado acabam travando, se nós não tivermos um planejamento. Toda obra pública precisa de uma atenção especial precisamos correr para que a comunidade não seja prejudicada”, finalizou.

Ao ser indagado sobre o grande problema da Lagoa do Portinho, Ziza afirmou. “Ela foi esquecida durante muito tempo, sem querer falar do passado, mas já falando, nós temos realmente problemas que vieram a longo do tempo. Um dos problemas é o meteorológico, nos últimos cinco anos nós não tivemos um regime de chuvas  regular no estado do Piauí, não só em razão disso a Lagoa do Portinho, a lagoa do Parnaguá no extremo sul do Estado, a Lagoa do Fidalgo sempre foram lagoas com o espelho d'água maravilhoso e estão uma lama, mas a Lagoa do Portinho também existem outras intercorrências que causaram essa diminuição do espelho d'água e hoje está completamente seca. Nós temos o movimento das dunas que é a causa natural dos ventos, já foi feito no passado um programa de contenção de dunas no ano de 2007 até 2010 pela Secretaria de Meio Ambiente, esse programa parou e deve ser continuado na nossa gestão, nós temos que criar uma unidade de conservação para que nós criemos uma na área do Portinho porque la são cinco lagoas que existem na região e todas elas secaram, isso vai fazer com que a gente restrinja o uso do solo e os empreendimentos econômicos por ventura se estabeleçam la. Além do crescimento desordenado na cidade de Parnaíba nós temos fotos de satélite que mostram que a cidade vem crescendo e isso pode prejudicar a região.

Assim que nós assumimos já olhamos o sistema de vida da natureza do Piauí, vamos nos preocupar com nossas florestas, o zoobotânico foi feito um trabalho excepcional, parques ambientais, existe todo um trabalho feito lá dentro com esses recursos e vamos continuar investindo em educação ambiental”, finalizou.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES