Secretário nega afirmação de professor: “Causa da seca na Lagoa não são as barragens”

Secretário nega afirmação de professor: “Causa da seca na Lagoa não são as barragens”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (07/05), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o secretário de Meio Ambiente, Ziza Carvalho, que falou sobre sua gestão e a polêmica da Lagoa do Portinho, negando a afirmação feita pelo professor da Universidade Federal do Piauí, onde o mesmo alegou que as duas barragens construídas no local são responsáveis pelo problema da seca.

“As denúncias de barragens ou passagens molhadas já vinham chegando na secretária desde quando tomei posse e nós já tínhamos deslocado uma equipe, eu pedi um relatório do que estava acontecendo e os relatórios que vieram dos técnicos diziam que realmente existia duas estruturas no rio Marruás que é um dos riachos que alimentam a lagoa e que essas estruturas poderiam ser barragens ou passagens molhadas. Tomamos a medida de ir fazer a fiscalização junto com o Ministério Público e estamos tomando todas as medidas que forem necessárias para coibir”, afirmou.

Ao contrário do que afirmou o professor, o secretário Ziza Carvalho, relatou que todas as Lagoas do Piauí secaram e o problema não é as barragens. “O fato é que essas barragens não tem licença, essa lagoa já vinha secando há algum tempo, os técnicos da Semar me garantem que os 5 anos que tivemos de seca secaram todas as lagoas do Estado, as grandes barragens do Estado estão com um volume abaixo de 20%, a lagoa de Parnaguá, Fartura, São Miguel do Fidalgo, todas secaram. Nós temos que saber se realmente essas pequenas barragens são causas da seca na Lagoa e para isso a Semar está disposição, se estiver ilegal e a competência for da Semar, nós tomaremos a medida que for necessária, estamos com uma equipe em campo. O que os técnicos da Semar me garantem é que a causa da seca na Lagoa do Portinho não são as barragens”, declarou Ziza Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES