Unidade de Alta Complexidade em Oncologia é inaugurada em Parnaíba

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia é inaugurada em Parnaíba

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pacientes oncológicos contarão, a partir desta segunda-feira (2), com mais dois serviços para o tratamento de câncer, que foram implantados no Hospital Universitário, em Teresina, e numa rede credenciada, em Parnaíba. Todos os atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a expansão, mais de um milhão de pacientes da região norte, em especial dos municípios do litoral e do em torno de Piripiri e ainda dos circunvizinhos de Campo Maior, poderão usufruir de aproximadamente 45 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias oncológicas.

O avanço no tratamento do câncer só foi possível pela prioridade estabelecida pelo governador Wellington Dias, a ser executada por meio da Secretaria de Estado da Saúde, junto ao gestor Francisco Costa, que implantou em maio de 2015, o Grupo Condutor responsável por articular e manter diálogo entre o Ministério da Saúde e as unidades proponentes.

 A ação contou ainda com o esforço do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que desde 2012, articula junto ao Ministério da Saúde a implantação dos serviços, e recentemente, pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro que destacou a importância do serviço: “Esse sistema é para 2016, 2017, é para sempre. Vai fazer parte do teto de media e alta complexidade da cidade”, destacou.

Para o governador Wellington Dias, a inauguração é um marco histórico para o município: “É importante porque a gente passa a ter serviços que antes não tinha, serviços que antes precisava ser buscado em Teresina e agora será para Parnaíba e região. Nós tivemos muitos parceiros mas eu destaco a iniciativa privada, a presença dos profissionais que se mobilizaram, a  partir dai a nossa obrigação é de trabalhar para fazer acontecer, foi um parto longo, mais do que a gente imaginava mas deu certo”, disse.

“Nós tivemos um esforço até aqui para conquistar essa grande vitoria de Parnaíba, hoje é um marco histórico na saúde da nossa cidade, conseguimos dois cursos de medicina, vamos tratar o câncer. Enfim, é um conjunto de ações que nós planejamos e estamos conseguindo implementar”, finalizou o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES