Depressão pode aumentar risco de AVC em mulheres

Depressão pode aumentar risco de AVC em mulheres

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mulheres com depressão podem ter risco maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health e do Brigham and Women"s Hospital, ambos dos Estados Unidos. O uso de determinados antidepressivos também foi relacionado a uma probabilidade elevada. Os dados são do site da CNN.

Os cientistas analisaram mais de 80 mil pessoas do sexo feminino entre 54 e 79 anos, inscritas em um estudo sobre saúde das enfermeiras. Constatou-se que as participantes com histórico de depressão tiveram 29% mais chances de AVC. As que usaram antidepressivos, especialmente inibidores seletivos da recaptação da serotonina, mostraram um aumento de 39%.

As descobertas não indicam uma relação causal entre depressão/remédios e AVC, e podem ter ligação com outros fatores que não foram levados em consideração, segundo os autores. Portanto, o trabalho não sugere que os pacientes devem parar com seus medicamentos para evitar derrame.

A pesquisadora Kathryn Rexrode acrescentou que sintomas da depressão podem interferir nos cuidados com a saúde. O levantamento deixou claro que as deprimidas tinham mais probabilidade de serem menos ativas, estarem acima do peso e apresentarem problemas, como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas, que contribuem para o crescimento do risco de AVC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES