O incrível mundo dos cogumelos

O incrível mundo dos cogumelos

Eles estão por toda parte da Terra!

Fungos. Eles estão por toda parte da Terra. São cosmopolitas. Estão no solo e na água, crescendo sobre troncos, na pele animal, humana e em detritos orgânicos. Os fungos eram considerados vegetais até 1969, quando passaram a ser classificados em um reino à parte, o Reino FUNGI, dos conhecidos mofos, bolores, cogumelos e leveduras. A ciência que estuda os fungos é a micologia. Os fungos têm características distantes das plantas e próximas dos animais. Sem a clorofila, não transformam a energia do sol em alimento. A maioria não possui a celulose típica das células vegetais e sua reserva energética é o glicogênio, diferente do amido das plantas.

Cogumelos (Crédito: Divulgação)
Cogumelos (Crédito: Divulgação)


Os fungos, assim como os animais, são seres heterótrofos, alimentam-se de matéria orgânica morta, como os saprófitas, ou vivem dependentes de outros seres vivos, como os parasitas, onde podem causar doenças chamadas micoses. Cada célula de um fungo tem um único núcleo e possui vida independente. Assim, os fungos não desenvolvem tecidos verdadeiros, mas possuem filamentos multicelulares, chamados HIFAS, adaptados a múltiplas funções. Todas as hifas juntas formam o corpo do fungo, chamado de MICÉLIO, desenvolvido para absorver nutrientes, sustentar, suportar o crescimento e realizar a reprodução.

Champignons (Crédito: Divulgação)
Champignons (Crédito: Divulgação)


Entre os fungos mais comuns estão os basidiomicetos, os populares cogumelos de chapéu. Basta olhar que o nome fica evidente. O chapéu pode ser comestível, como nos champignons, que contém de 2 a 10% de proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais como o potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Vale lembrar que existem cogumelos tóxicos e tão venenosos que podem matar, como o Amanita ocreata, atrativo por seu aroma agradável. É também no chapéu que estão as hifas reprodutivas, produtoras de milhões de esporos. Quando levados pelos ventos, os esporos carregam um cogumelo codificado. Onde cair, leva uma chance da vida prosseguir em sua incrível multiplicação.

Fique ligado no blog #Coizanossa para mais novidades, notícias e curiosidades incríveis de tudo que é Autêntico e Regional. Aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e nos seguir no Instagram. Até o próximo post. Energia positiva para você!